Precisando de novas ideias? Veja cinco dicas para montar uma equipe ideal

A especialista em neurolinguistica Judith DeLozier, destaca a importância de dividir experiências dentro do grupo

Edilaine Felix

Side profile of a group of young executives clapping (blurred)

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SÃO PAULO – Todo funcionário sonha em ter uma equipe ideal para trabalhar. Para a desenvolvedora de programas de treinamento na área de programação neurolinguistica, Judith DeLozier, é importante trocar ideias com diferentes pessoas até encontrar um modelo confortável de trabalho.

Para que novas possibilidades de trabalho sejam desenvolvidas entre a equipe, a antropóloga norte-americana acredita que é preciso dividir as experiências com um grupo de pessoas. Confira as cinco dicas da especialista para montar uma equipe ideal:

Habilidades complementares. Para funcionar bem, a equipe deve ter um bom sonhador, um bom realista e um bom crítico. “O papel de cada um é fundamental e é preciso buscar um equilíbrio dessas diferentes capacidades”, explica Judith. Ela observa que ao juntar muitos sonhadores numa equipe, boas ideias irão surgir, mas nada será colocado em prática.

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Para ter o plano de ação, vale convidar quem tenha o perfil realista que fique responsável por colocar tudo no papel e definir as etapas, os prazos. Por fim, o crítico é a pessoa que consegue questionar os pontos cegos do projeto, para que sejam feitos os ajustes necessários. “Por outro lado, muitos críticos juntos reclamam de tudo”, ressalta.

Quem somos nós.  É essencial saber quais são os valores compartilhados. Os membros ficam automotivados quando têm o senso de quem são enquanto equipe, quem traz o que ao grupo. Assim, mesmo quando ocorrem os possíveis atritos, a qualidade do relacionamento favorece que ocorra uma autocorreção de forma natural. Essa integração garante o bem-estar de todos, a qualidade de produção e a agilidade.

Troca de ideias. “Quando as pessoas se juntam para compartilhar informações, novas possibilidades emergem no espaço entre elas”, explica Judith. Essas ideias jamais surgiriam se as mesmas pessoas estivessem pensando sozinhas. Essa conexão do feedback, da conversa é que contribui para que os humanos evoluam, amadureçam. Por isso, é essencial estimular que as equipes compartilhem todas as ideias, por mais elementares e absurdas que possam parecer.

Liderança. Toda equipe precisa de um líder, que consiga inspirar os demais. “Como você sabe que tem liderança?”, questiona. Ela responde que deve-se olhar para trás e verificar se tem alguém o seguindo.

Use a PNL a seu favor.  Útil nos negócios, saúde, educação e arte, a programação neurolinguística (PNL) é um sistema de conhecimentos e um tipo de método de agir. Ela também trata da criação de modelos de excelência humana e da criação de habilidades e ferramentas para obter os fatores de sucesso. “Além de ajudar a resolver os problemas internos e os relacionados ao mundo, ela fornece possibilidades para expandir a criatividade”, pontua a especialista americana Judith.