Precisa apresentar um trabalho? Veja como se preparar!

Primeiro ponto é se tornar <i>expert</i> no assunto que irá abordar. Depois disso, tenha informações do evento e boa sorte!

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Você pensava que apenas no colégio seria obrigado a passar vergonha e apresentar um trabalho para os demais colegas? Pois saiba que você se enganou e que, no mundo corporativo, quem tem muita vergonha pode sair perdendo.

Isso porque não adianta apenas realizar projetos, é preciso mostrá-lo para que o cliente, ou seu chefe, o aceite. No entanto, para que o nervosismo não atrapalhe nesta hora, existem algumas técnicas que podem ajudar na preparação. Veja algumas delas abaixo.

Você sabe sobre o assunto?

Somente com segurança sobre o que irá dizer você terá mais confiança e, conseqüentemente, não irá errar na hora da apresentação. Determine bem claramente seu objetivo e quais as vertentes do assunto, para se preparar para qualquer pergunta.

Aprenda a investir na bolsa

Saiba, em uma frase, qual o seu objetivo: montar uma nova equipe de vendas? Lançar um novo produto para o público alvo que está crescendo? Saiba qual a razão por estar se expondo, se ela não lhe convencer, certamente você não convencerá os demais.

Sabe como será o evento?

Para quantas pessoas você discursará? Este número é bastante importante para que você não se assuste na hora da apresentação e, com isso, acabe ficando nervoso e esqueça o que deverá dizer. O mesmo vale para que você não se decepcione.

Tente saber mais sobre esta platéia: existirá tempo aberto para perguntas? Assistirão mais jovens, pessoas adultas ou idosos? Este último ponto é importante para que você saiba como abordar o assunto, de maneira mais séria ou com exemplos mais descontraídos.

Treine na empresa ou em casa

Finja que você está na apresentação e comece a falar. Veja se não esqueceu de nenhum ponto importante e do seu principal objetivo. Se preferir, peça para alguém assisti-la ou grave, para depois escutar. Seria interessante que fosse um familiar, já que eles são bem sinceros e podem lhe auxiliar no que está faltando.

Memorize os principais pontos. Depois disso, se for tímido, no dia da apresentação, não é preciso olhar diretamente nos olhos das pessoas, o que dá credibilidade, mas pode desconcentrar.

Marque um ponto acima da cabeça de todos e apresente para ele. Tenha postura profissional e boa sorte!

PUBLICIDADE