Poucas empresas empregam pessoas acima de 50 anos. Drible esta realidade!

Segundo pesquisa, em todo o mundo, apenas 14% recrutam pessoas acima de 50 anos; empreender pode ser solução

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – De acordo com pesquisa realizada pela Manpower, apenas 14% dos empregadores de todo o mundo implementam medidas para recrutar pessoas acima dos 50 anos de idade.

O levantamento, que entrevistou 28 mil empregadores em 25 países, ainda indicou que apenas 21% colocam em prática métodos para reter estas pessoas na força de trabalho das instituições.

Mercado sem talentos

Os dados mostram que, mesmo diante de um envelhecimento da população mundial, poucos empregadores estão encontrando soluções de longo prazo para evitar a escassez de talentos, que pode ser provocada pela saída das pessoas mais experientes do quadro de funcionários.

Aprenda a investir na bolsa

“Muitos empregadores ainda não perceberam a necessidade de se levantar o percentual de sua força de trabalho que se aposentará nos próximos cinco ou dez anos. Esta ação é importante para medir o potencial intelectual e a produtividade, que serão perdidos quando estas pessoas deixarem a empresa”, disse o diretor-geral da Manpower, Augusto Costa.

Alternativas

Uma opção para quem está nesta idade e desempregado, mas com muitas contas a pagar, é abrir um negócio. Mas isso somente seria possível se você tivesse guardado algum tipo de dinheiro.

Neste caso, em um primeiro momento, você trabalharia mais, já que o dono de uma empresa é quem precisa assinar documentos e correr atrás do necessário para o sucesso. Passado este tempo, chame alguém de confiança para ajudar. Um negócio de família, por exemplo, divide responsabilidades.

Ainda há uma melhor alternativa, que une o descanso ao lazer e a um dinheiro extra. Por que não começar a fazer doces? Passear com cachorros ou ajudar no comércio de um amigo? Todas estas atividades podem incrementar a renda e fazer com que você fique em atividade e descanse um pouco. Com elas, você é seu próprio chefe e determina quando irá relaxar ou trabalhar.