AO VIVO Primo Rico propõe desafio de 21 dias com lições sobre dinheiro e investimentos; assista à live desta sexta

Primo Rico propõe desafio de 21 dias com lições sobre dinheiro e investimentos; assista à live desta sexta

Postura errada durante o trabalho pode prejudicar desempenho

Algumas dores que nascem da postura inadequada podem desconcentrar o profissional e ainda interferirem no rendimento

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Dores nas costas, nas pernas ou de cabeça. Estes são sinais de que a postura errada no trabalho causou lesões corporais. Diante destes sintomas, no entanto, fica difícil se concentrar nas atividades, o que causa queda no rendimento do profissional.

De acordo com a terapeuta Patrícia Lacombe, com a rotina, as pessoas acabam por construir um ciclo vicioso, que começa com hábitos posturais errados, seguidos de esforço repetitivo, fadiga e dores.

“No final, sofre o trabalhador, que tem sua qualidade de vida altamente comprometida, e a empresa, que vivencia um alto índice de absenteísmo”, disse.

Pequenas atitudes ajudam

PUBLICIDADE

Alongar-se antes de começar o trabalho, levantar-se durante alguns minutos depois de duas horas sentado e evitar manter a coluna curvada são atitudes que não exigem muito do trabalhador, mas que evitarão estes sintomas.

“Trabalhar oito horas diárias sentado significa ter 2.688 horas de pressão sobre os discos da coluna por ano. Quando uma dor persiste por três meses consecutivos merece atenção, pois indica que o corpo precisa de ajuda”, explicou.

Empresas devem investir em educação postural

A atenção à postura no ambiente de trabalho está em pauta, segundo disse a terapeuta. “Oferecer condições para que o corpo exerça suas funções de forma harmônica e eficiente é tarefa de empresas que se preocupam genuinamente com o talento humano”.

As companhias que se interessam por este fator podem investir na ginástica holística, indica Patrícia, método educativo, preventivo e terapêutico com 800 movimentos que agem sobre a respiração, o equilíbrio e o tônus muscular.