Postura adequada pode garantir vaga em processos de seleção

Ficar atento aos sinais emitidos pelo recrutador pode favorecer os candidatos que estiverem em busca de um emprego

Eliane Quinalia

Publicidade

SÃO PAULO – Em uma entrevista de emprego, estar atento aos sinais emitidos pelo entrevistador pode favorecer, e muito, os candidatos que quiserem obter sucesso em uma avaliação.

Por esta razão, observar os gestos, o comportamento e as perguntas feitas pelo recrutador podem não apenas servir de referência, mas também guiar o entrevistado durante um processo de seleção.

Mas não espere por uma fórmula secreta que possa garantir o sucesso dessa empreitada. De acordo com a diretora da Projeto RH, Teresa Gama, isso não existe.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

“Não há uma receita que leve o candidato a uma entrevista de sucesso pleno. Mas é possível observar os valores e sinais que o entrevistador emite no encontro e adaptar-se ao seu estilo, visando manter uma boa sintonia no contato,” explica.

Sinais
Uma das maneiras de obter um resultado positivo durante a conversa está em fazer valer os conhecimentos do candidato sobre a empresa em questão, abordando como ela administra suas relações.

Outra dica valiosa está no respeito ao tempo do entrevistador. “O candidato deve permitir que o entrevistador estabeleça os assuntos que mais o interessam e a forma como as questões devem ser respondidas”, recomenda Teresa.

Continua depois da publicidade

Mas não é preciso ficar nervoso na ocasião, afinal, na própria apresentação os recrutadores costumam informar como a entrevista será conduzida, detalhando aos candidatos qual será o método adotado na avaliação.

Avaliação do perfil
Durante a entrevista, o entrevistador avaliará diversos aspectos do profissional. Entre eles, estão a postura, a aparência, a expressão corporal e a comunicação. “O papel do consultor será extrair a essência e personalidade do candidato. Por isso, é natural que a conversa seja mais descontraída e o clima mais amistoso”, diz Teresa.

Contudo, é preciso atenção! Afinal, o candidato não deve se exceder na informalidade neste momento. Portanto, nada de brincadeiras durante a entrevista. A recomendação é que a conversa seja o mais amigável possível, lembrando que receptividade é diferente de falta de seriedade.