Pós-Carnaval: oferta de emprego para executivos deve ser mais intensa

Segundo pesquisa, perspectivas são boas para quem está disponível e para quem pretende mudar de emprego

SÃO PAULO – Depois do Carnaval, a oferta de emprego para executivos deve ser mais intensa. As oportunidades serão para os profissionais disponíveis no mercado e para os que pretendem mudar de emprego.

De acordo com a Pesquisa Impex (Índice de Medida da Procura de Executivos), da Laerte Cordeiro Consultores em Recursos Humanos, as ofertas de emprego para gerentes e diretores somaram 710 em janeiro deste ano. Isso representa um aumento de 1,5% em relação a janeiro de 2009.

O número de ofertas de emprego no primeiro mês de 2010 foi 9% superior à média mensal do ano passado (649).

Profissionais mais procurados
Segundo a pesquisa, os executivos das áreas de Marketing e Vendas serão os mais procurados no mercado de trabalho. Para se ter uma ideia, no mês passado, esses profissionais foram responsáveis por 39% das ofertas de emprego.

Os executivos de Produção/Técnica ficaram em segundo lugar, com 27%. Profissionais de Serviços Internos – que envolve TI, RH e a parte jurídica – foram os terceiros mais procurados, com 17%. Em seguida, estão os de Finanças e Controle (14%) e Gerência-Geral (3%).

Cargos e setores
Em relação aos cargos, os executivos mais procurados do mês de janeiro foram os das áreas Comercial, Vendas, Produção, Produto, Industriais, de Manutenção, Controllers, Financeiros e de Recursos Humanos.

A Indústria, em janeiro, recrutou 61% dos executivos. Outros setores que também empregaram foram Serviços (27%), Comércio (8%) e Bancos/Financeiras (4%).

As empresas de Comércio, Hotelaria, Eletroeletrônica, Bancos, Engenharia e Metalúrgica foram as que mais empregaram em janeiro deste ano.