Portfólio na internet: ferramenta para conquistar uma vaga de emprego

Trabalhos realizados no passado podem ser a porta de entrada para uma possível contratação; mantenha o foco ao montá-lo

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Os trabalhos realizados no passado podem ser a porta de entrada para uma possível contratação, principalmente diante de um mercado de trabalho cada vez mais acirrado. Por isso, montar um portfólio on-line é uma atitude bastante positiva.

O motivo para tanta vantagem é simples: comprovará o diferencial do candidato. “Quem possui um portfólio na rede amplia a sua visibilidade no mercado, pois mostra de forma funcional suas qualificações e experiência, se beneficiando de recursos áudio-visuais”, disse o publicitário e idealizador do portal Vitrine Publicitária, Bruno Lessa.

Mantenha o foco

Para que o profissional possa se beneficiar do portfólio na internet, porém, é preciso manter o foco. Lessa dá a seguinte explicação para a área em que atua: “se você deseja atuar como redator, não adianta colocar peças com uma excelente direção de arte, mas sem um bom texto; se o cargo pretendido é direção de RTV, não adianta rechear de peças impressas”.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Colocar o portfólio na internet se torna mais importante diante do fato de as empresas estarem contratando, cada vez mais, pela rede.

Para se ter uma idéia, de acordo com pesquisa do Grupo Catho, em 1999, 11,65% dos profissionais entrevistados tiveram sucesso graças a anúncios de jornais e apenas 2,71% graças à internet. Oito anos depois, 15,20% foram contratados com a ajuda da web e apenas 5,65% por intermédio de anúncios de jornais.

Não substitui o currículo

Apesar dos benefícios que o portfólio oferece, de acordo com Lessa, ele não substitui o currículo tradicional, que é o primeiro contato entre o candidato e a empresa. “Nele, está contida toda a sua trajetória acadêmica e profissional, portanto, é importante que esteja acompanhado do portfólio”, disse.

Continua depois da publicidade

O publicitário ainda afirmou que é importante que o currículo contenha informações organizadas, bem distribuídas e que diga exatamente de onde você veio e aonde quer chegar.