Por que fazer anotações aumenta sua produtividade?

Quando a sua mente está cheia de fragmentos de discussões para serem conectados, escrevê-los ajuda a reduzir os pensamentos desordenados, o que reduz o estresse

Equipe InfoMoney

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SÃO PAULO – Se você não consegue se lembrar do que comeu há duas horas, não há motivo para confiar na sua memória para armazenar os pontos mais importantes de uma aula ou reunião profissional. Porém, há uma maneira simples de driblar esse problema: as anotações. Tomar notas permite que você destaque os aspectos mais importantes de um tema e guarde detalhes que poderiam passar despercebidos, além de aumentar significativamente a sua produtividade. Quer saber por que isso acontece? Confira:

1. Alivia o estresse

Quando a sua mente está cheia de fragmentos de discussões para serem conectados, escrevê-los ajuda a reduzir os pensamentos desordenados, o que reduz o estresse. Além disso, é também uma ótima maneira de eliminar as distrações para se concentrar na tarefa que você tem em mãos.

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2. Mantém a ordem da sua agenda

Fazer anotações ao longo do seu dia de trabalho é a maneira mais eficiente de manter o foco nas tarefas a serem realizados. Durante o dia, muitos pedidos adicionais surgem, de modo que pode ser difícil priorizar as atividades. Porém, anotar tudo permite que você organize seus pensamentos e identifique o que é mais importante, mantendo a sua agenda do dia atualizada.

3. Facilita a criação de uma lista de tarefas

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Especialmente durante eventos e reuniões, como uma sessão de brainstorming, as anotações podem ser facilmente transformadas em listas de tarefas a serem realizadas. Anotando tudo que está acontecendo durante as discussões, você consegue organizar com mais clareza as tarefas provenientes dessa situação.

4. Cria materiais de referência de qualidade

Se você quer melhorar seu desempenho, seja no trabalho ou nos estudos, fazer anotações é o segredo. Com elas você acompanha o que está aprendendo e tem acesso fácil às informações necessárias para se tornar um profissional ou estudante melhor.

5. Permite o compartilhamento

Anotações de qualidade não ajudam apenas na construção de um arsenal de conhecimento. Na verdade, elas também permitem que você influencie positivamente a vida daqueles de quem gosta. Se um novo colega de trabalho precisa realizar alguma tarefa, por exemplo, você pode disponibilizar suas anotações a ele, facilitando o processo. Se um amigo perder a aula por conta de uma doença ou problema familiar, você pode emprestar suas anotações para que ele se mantenha atualizado.

6. Melhora a qualidade do seu trabalho

Se você está fazendo um resumo para a prova ou um relatório para o trabalho, as anotações ajudam a melhorar cada projeto. Tomar notas é uma forma detalhista de registrar sua experiência de aprendizagem que, eventualmente, leva você ao status de especialista.

7. É positivo para sua reputação

Fazer anotações mostra que você se importa e que está totalmente presente durante o processo de compartilhamento e aprendizagem, seja no trabalho ou na vida acadêmica. Essa é uma ação sutil, mas que revela muito sobre a personalidade de uma pessoa: paciência, determinação e atenção aos detalhes. Todas características desejadas atualmente.

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