Exclusão

Por que as pessoas do seu trabalho estão se divertindo sem você

Os 7 motivos principais para você ser o “excluído” do escritório

SÃO PAULO – Na era das redes sociais, onde fotos e comentários sobre eventos sociais aparecem instantaneamente no seu feed o tempo inteiro, é difícil não perceber quando as pessoas estão se divertindo sem você.

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Ottawa, ser deixado de lado no trabalho – ou ser “invisível” – é mais prejudicial do que sofrer assédio no ambiente de trabalho. Além disso, a exclusão é mais comum: de mais de 1.000 pessoas questionadas, 91% disseram ser ignoradas, evitadas, caladas ou tradadas como invisíveis; contra 45% que reportaram assédio.

Caso esse seja o caso com seus colegas de trabalho e você esteja incomodado, o Business Insider separou uma série de motivos pelos quais as pessoas deixam outras de lado. Descubra qual o seu caso:

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1. Descuido

De acordo com o fundador da empresa de pesquisa Hanold Associates, Jason Hanold, muitas vezes a preocupação sobre ser deixado de lado não tem necessariamente fundamento.

“Às vezes é um simples descuido: duas pessoas começam a sair, e depois outros colegas se unem aos primeiros sem um convite”, explica. A sugestão do executivo nesse caso é demonstrar interesse em participar.

2. Barreiras sociais

Ainda segundo Hanold, eventualmente existem diferenças que talvez você não tenha percebido. Caso seja o chefe, ele diz, é melhor respeitar esses limites. Outras situações de respeito também podem afastar os colegas, como fases da vida. “Eles são todos solteiros e você é casado com 5 filhos? Eles podem nem pensar em te chamar, mas ainda respeitá-lo muito”.

3. Seus colegas não gostam de você

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O ostracismo também pode ter relação com seu comportamento no ambiente de trabalho. Caso você tenha destratado alguém ou alienado um colega, talvez seja hora de repensar as atitudes antes de tentar se integrar.

4. Você parece estar desesperado

As relações humanas são ambíguas: ao mesmo tempo que a grosseria afasta outras pessoas, interesse em demasia pode ser prejudicial na manutenção de amizades.

Interações demais nas redes sociais e atitudes muito enfáticas em festas, por exemplo, podem estar afastando os colegas.

5. “Panelinha”

Às vezes, um grupo de pessoas simplesmente não tem interesse na inclusão de novos membros. Nesse caso, o especialista sugere criar relações pessoais com outros grupos ou pessoas separadamente, o que seria mais eficiente que tentar entrar em um ambiente já fechado.

6. Você parece frio

Eventualmente, uma imagem de frieza ou desinteresse pode afastar pessoas interessadas em manter uma relação saudável. Em outras palavras: seus colegas podem achar que você não está interessado nessa amizade – algo que é perfeitamente possível, já que nem todos querem criar relações além das estritamente profissionais no trabalho. Caso queira criar esses laços, se mostre mais aberto para tal.

7. Isolamento da equipe

Segundo o especialista, a exclusão leva a um ciclo vicioso. Sentir-se fora do grupo faz com que uma pessoa se sinta menos confortável e entre em um isolamento ainda maior.

O perigo é deixar esse tipo de sentimento prejudicar seu trabalho e, consequentemente, a relação de equipe dentro do escritório. Tente sempre ser agradável.