Política x Trabalho: como se comportar em tempos de eleição?

De acordo com especialista em recursos humanos, no ambiente de trabalho, assunto deve ser tratado com moderação

Publicidade

SÃO PAULO – Há menos de um mês, no dia 31 de março, diversos políticos de extremo destaque na cena nacional deixaram seus cargos para disputarem as próximas eleições de outubro. Assim, conforme o tempo passa, as campanhas vão ficando cada vez mais presentes no dia-a-dia da população e, por mais que o brasileiro negue, o assunto vai tomando espaço nas ruas.

Porém, no ambiente de trabalho, o assunto deve ser tratado com moderação. Ao menos, é o que observa a consultora de Recrutamento e Seleção da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Tatiana Raupp Student.

Posso usar o bottom do meu candidato?
Segundo a consultora, quem milita ou tem afinidade por algum partido político ou candidato deve evitar o assunto enquanto estiver no trabalho, não usando, inclusive, bottons e camisetas relacionados ao assunto.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Ambiente de trabalho é um lugar neutro e não cabe qualquer manifestação, por mais discreta que seja”, diz.

Ainda assim, quem for pego manifestando-se politicamente na empresa não pode sofrer qualquer sanção, ao menos que a companhia tenha regras explícitas sobre o assunto. Ao líder, neste caso, orienta ela, cabe uma conversa com a equipe ou uma circular tratando da questão. “O líder não deve abordar diretamente a pessoa, para que ela não pense que está sofrendo algum tipo de perseguição”.

Fora da empresa
Fora do ambiente de trabalho, contudo, a expressão é livre. Porém, para não ser mal interpretado, é importante deixar claro de que se trata da opinião pessoal do indivíduo e não da empresa, sendo que funcionários com cargos de maior relevância devem tomar cuidado redobrado e ter atenção especial para que, por conta da posição ocupada, a opinião não acabe oprimindo os demais.

Continua depois da publicidade

Além disso, destaca Tatiana, ao se utilizar das mídias sociais para expressar a sua opinião, o funcionário deve sempre manter a elegância, não usando palavras de baixo calão e evitando falar mal do candidato adversário.