Política: importante ferramenta no ambiente de trabalho

Termo pode ocasionar certo questionamento, mas prática é importante para o funcionário e para a gestão da empresa

Waldeli Azevedo

Publicidade

SÃO PAULO – Se você tem batalhado duro por um lugar ao sol na empresa onde trabalha, mas não tem sido notado como acredita que merece, cuidado! Pode estar faltando um ingrediente na sua forma de agir: política!

Calma, não se assuste, já que não há motivo para levar o termo para o lado negativo! Neste caso, política engloba a forma de se relacionar com as pessoas, de negociar e agir em momentos de crise.

De olho no coletivo

É muito comum que no mundo empresarial, em meio a tantos compromissos e tarefas, você se “afunde” em seu trabalho…e só!

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Pois bem, saiba que a empresa espera muito mais dos seus funcionários, e isto implica em olhar para o seu redor, saber trabalhar em grupo e conseguir identificar novas idéias e estratégias para a companhia. Caso não acredite que tem condições de realizar isso, em função do seu cargo operacional, não se engane: há espaço para crescer, desde que você corra atrás das oportunidades.

Política: no bom sentido!

Pensando nisso, desperte a política em você: cultive o bom relacionamento no trabalho, respeite as pessoas ao seu redor e treine a sua capacidade de liderança.

Lembre-se: ser líder nem sempre significa ser chefe! Você pode identificar talentos em seu grupo, motivá-los à realização de um bom trabalho, reunir novas idéias e levá-las ao seu superior imediato, por exemplo. Respeitar a hierarquia, claro, também faz parte da política!

Continua depois da publicidade

A forma como você negocia prazos e reage aos problemas, que não são poucos no mundo corporativo, também irão compor este perfil.

Para quem ainda não está convencido, especialistas em Recursos Humanos afirmam que ter talento político é fundamental não só para o currículo do executivo ou para quem quer se tornar um, e também para a sobrevivência da empresa. Afinal, a gestão da companhia, bem como sua imagem, precisa de profissionais prontos para encarar o desafio!