Plantão no feriado? Veja como não transformar este dia em um martírio

Na opinião da especialista, é interessante realizar tarefas que necessitem de mais concentração, como um relatório

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Em períodos próximos aos feriados,
é comum o profissional fazer diversos planos sobre o que fazer na folga. Mas, de repente, surge um e-mail inesperado informando que você estará de plantão. E agora? O que fazer para não transformar esse dia de expediente em um martírio?

Na opinião da gerente de Planejamento de Carreira da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Vanessa Novais, a pessoa precisa ser flexível, negociando se é possível ter uma folga ou banco de horas para compensar este dia. “Se a empresa está solicitando a sua presença, é porque existe uma necessidade, uma razão para este procedimento”.

O que fazer?

Se, durante o feriado, o profissional precisa apenas ficar atento para alguma eventualidade no seu setor, a consultora ressalta que este tempo livre pode ser bastante produtivo.

Aprenda a investir na bolsa

“Como, geralmente, a empresa fica mais vazia, é interessante realizar tarefas que necessitem de mais concentração e não necessariamente precisem da colaboração de outras pessoas, como relatórios e pesquisas”.

É proibido!

Embora seja um dia de trabalho tranquilo, há certas atitudes
que devem ser evitadas pelo profissional.

“Apesar de a empresa estar vazia, você está em horário de trabalho. Por isso, evite pesquisar assuntos pessoais na internet ou enviar e-mails não-pertinentes à atividade realizada na empresa. Procure usar esse tempo para realizar atividades que talvez não consiga fazer no dia a dia”, ressalta Vanessa.

Os riscos de dizer não ao plantão

Para aqueles que pretendem dar uma desculpa qualquer, só para fugir do plantão, a especialista adverte os riscos desta escolha.

“O profissional pode ser visto como inflexível, pouco colaborativo, limitado a horários padrões. Dessa forma, ele corre o risco de ser vetado quando houver uma oportunidade de promoção ou uma viagem a trabalho interessante, por não ter disponibilidade fora do horário convencional”.

Como tornar o ambiente agradável?

Vanessa finaliza afirmando que é possível tornar este dia agradável. “Uma boa pedida, nesses casos, é combinar com os outros colegas de plantão um café da manhã”.

PUBLICIDADE