Plano de compensação: você sabe seus efeitos no ambiente de trabalho?

Ele pode ser ótimo para quem quer mais resultados da equipe, mas também pode gerar conflitos por meio de competição

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Os objetivos foram superados e você, para compensar aquele colaborador, delega uma tarefa dele para outra pessoa, deixando-o com o tempo mais livre para outros desafios. Esta pode ser uma maneira de agradecer pelos resultados obtidos. Os planos de compensação podem ser utilizados em alguns momentos para reconhecimento, mas será que eles somente trazem efeitos positivos?

Estímulo

Compensar pode ser uma forma de fazer com que os membros da equipe trabalhem e consigam resultados melhores. No entanto, isto pode trazer um grave efeito negativo: o fato do colaborador somente agir quando for estimulado.

Quando isto acontece, o funcionário pode não sentir vontade de realizar o trabalho de maneira mais proveitosa porque sabe que não terá nada a mais. Por isso, ou você tem condições de premiá-lo sempre e de maneira justa, ou esquece este tipo de plano.

Aprenda a investir na bolsa

Para quem pretende adotar este método, se for de maneira financeira, pode esquecer se não tiver boas condições. Já pensou ter que estimular sua equipe sempre, porque sem isso eles não conseguem superar os resultados, e todo mês ter que conversar com a área financeira da empresa para convencê-la de um dinheiro extra para seu setor?

Competição

Para o ambiente de trabalho, a compensação também pode ser negativa porque gera competição. Na busca por mais clientes, por vender mais ou por conseguir realizar mais vezes a mesma atividade, muitos profissionais podem ser anti-éticos.

E a competição apenas faz com que o rendimento caia, o que pode ser o resultado contrário ao que você espera. Antes de pensar em um plano de compensação, veja se sua equipe saberia lidar com o destaque de um colega.

Pontos positivos

Apesar da compensação poder gerar uma competição não saudável e ainda fazer com que o integrante da equipe apenas trabalhe por meio de estímulo, ela é uma forma de reconhecimento, o que é fundamental no ambiente de trabalho.

O reconhecimento faz com que as pessoas busquem mais resultados e, com isso, a produtividade aumente, o que é ótimo para quem não tem conflitos na equipe e busca superar os resultados.