Planejamento: visão futura garante alcance das metas na vida profissional

Muito além de estabelecer objetivos, este tipo de planejamento permite que pessoas enxerguem o futuro

SÃO PAULO – Você é daquele tipo de profissional que espera o problema acontecer para poder lidar com ele? Pois saiba que esta não é a melhor forma de encarar os desafios que a carreira proporciona.

De acordo com o diretor da Petink, empresa especializada em impressões de grande formato, Lourival Mariano, pessoas que gerenciam de acordo com as necessidades que surgem têm menos chance de obter sucesso na ação. Em contraposição, quem planeja consegue o que quer.

“Existe uma prática chamada visão futura, que permite produzirmos muito mais do que um mapa a ser seguido, mas concretizar nossos objetivos na esfera do pensamento, para depois tornar isso realdade”, explica.

O que é esta visão?

PUBLICIDADE

A prática permite que as pessoas enxerguem aquilo que irão passar no futuro, o que está muito além de estabelecer objetivos. Segundo Mariano, muitas pessoas não crêem na fórmula, pois dizem ser coisa de ‘guru’, mas ela realmente funciona.

“Quando vemos as coisas acontecerem conforme desejamos, a sensação de realização é ainda maior do que se tudo tivesse acontecido ao acaso, na base da improvisação. Acredito que visualizar o futuro é uma ótima maneira de fazer o presente ser como desejamos”, explica.

A fórmula para alcançar a visão futura, de acordo com o diretor, é criar o hábito de colocar tudo no papel: o que se quer alcançar e, o mais importante, como se pretende chegar a este ponto. Mariano dá algumas dicas para desenvolvimento da visão futura:

  • Imaginar objetivos que podem ser alcançados é um ótimo começo;
  • Escreva tudo o que sonhou com os mínimos detalhes;
  • Estude o mercado em que está inserido e busque as melhores maneiras de concretizar seus desejos. É o momento em que se cruzam informações, inclusive as financeiras;
  • Operacionalize o que havia escrito com base nas informações levantadas: é o momento de colocar a mão na massa;
  • Meça como estão ocorrendo os fatos: está se afastando ou aproximando do objetivo?;
  • Volte a traçar suas ações a partir das informações que colher com a análise dos resultados. Quanto mais conseguir se alinhar ao que pensava, menor será a chance de mudança de planos. “É preciso reconhecer os erros no meio do caminho”.