Planejamento de carreira: quando começar a procura por estágio?

Quem já sai em busca no primeiro semestre da faculdade está precipitado; comece no segundo período

SÃO PAULO – Depois de ultrapassar a barreira do vestibular e entrar na faculdade, é chegado o momento de realizar um estágio, grande oportunidade de colocar em prática aquilo que aprendeu. Mas quando começar a procura?

De acordo com a consultora de planejamento de carreira da Manager Assessoria de Recursos Humanos, Erika Migliano, no primeiro semestre o aluno deve limitar-se às aulas da faculdade, já que ainda está adquirindo os conhecimentos mais básicos da profissão.

“Na realidade, tem que começar a procurar estágio desde o primeiro ano, mas o último período é o ultimato, porque é quando a pessoa pode conseguir uma chance de efetivação”, afirmou a consultora.

Área de atuação

PUBLICIDADE

A dica da consultora é válida para qualquer curso, mesmo que a pessoa ainda não tenha em mente qual a área que pretende atuar dentro da carreira escolhida. “É claro que existem aquelas áreas em que o profissional não pode estagiar durante a faculdade, como Medicina, mas nestes casos existem as práticas dentro da própria universidade”.

O período da faculdade deve ser visto como de experimentação e o aluno não deve restringir as oportunidades. “Não é somente porque a vaga não é na área que você pretende atuar que deve ficar parado. É o momento de adquirir o máximo de conhecimento possível”.

Por isso, segundo a consultora, as empresas não acreditam ser negativo o fato de o estagiário “pular de galho em galho”, ou passar por vários empregos por períodos curtos de tempo. “O tempo médio de um estágio é de seis meses ou um ano, mas existem alguns de dois ou três meses”.

Procura por oportunidade

Entidades como o CIEE (Centro de Integração Empresa Escola – http://www.ciee.com.br) e a Fundap (Fundação de Desenvolvimento Administrativo – www.fundap.sp.gov.br) divulgam vagas de estágio para estudantes do ensino superior.

Durante todo o ano são lançadas vagas pelas empresas, mas a contratação é mais comum no meio e no final do ano, porque as companhias querem começar os anos ou semestres com a equipe nova.

Sem experiência em nenhuma área, os estagiários devem colocar no currículo: o objetivo – estagiar na área de marketing, direito, administração e outras -, quais as habilidades, conhecimentos (idiomas e informática) e cursos já realizados.