Planejamento de carreira começa com lista de desejos; veja os próximos passos

De acordo com consultor financeiro, depois de colocar no papel o que deseja alcançar, analise os recursos disponíveis

SÃO PAULO – As pessoas que se deixam ser levadas pela vida podem não chegar aonde querem, assim como aquelas que acreditam que planejar é uma forma de engessar a vida. De acordo com o consultor em carreira Rogério Martins, é preciso pensar com antecedência os passos que serão dados no futuro, principalmente quando o assunto é a carreira.

“Tudo começa com uma lista de desejos. Escreva em um papel tudo o que tem vontade, sem receio do que é possível ou não. Nesta primeira fase, é importante deixar a mente livre e agir espontaneamente e instintivamente”, afirmou. O passo seguinte é organizar a lista, colocando o que é prioridade e quais são os prazos para atingir cada um de seus objetivos.

Auto-avaliação

Depois de listado o que você quer alcançar, é chegado o momento de analisar quais são os recursos que você tem disponível. Meça o que você tem hoje para tornar seus sonhos realidade. Será que precisar melhorar algum aspecto, como a personalidade ou a capacitação? Terá que fazer algum investimento e tem dinheiro disponível para isso?

PUBLICIDADE

“Lembre-se de que para atingir um objetivo maior é preciso conquistar pequenas realizações. Por isso, planeje cada passo, cada evento”, afirmou Martins. Se seu desejo é trabalhar em uma multinacional, precisa passar por um bom curso universitário e, além disso, ter conhecimento em línguas estrangeiras, por exemplo.

Invista nas pessoas

Outra lista que deve ser montada, além daquela que contém seus desejos, é a de contatos que conseguir fazer ao longo da carreira. Num momento em que a competitividade no mercado de trabalho é grande, conhecer pessoas se faz extremamente necessário. “É importante analisar quais pessoas fazem parte da sua rede de relacionamentos. Quais os locais tem frequentado ultimamente? O que você faz em relação às pessoas que conhece?

Compartilhe seus desejos e sonhos porque as pessoas têm vontade de ajudar, mas precisam saber como. Vista-se adequadamente, seja educado, fale de maneira correta e esteja informado sobre tudo o que acontece no mundo: desta forma, estará pronto para abordar qualquer tipo de pessoa.

Flexibilidade

Mesmo que tenha feito essa lista de desejos, saiba que mudanças acontecem. Seja flexível e lembre-se de que todo o planejamento requer revisão, porque o mercado de trabalho e os profissionais mudam ao longo do tempo.

“Não basta fazer e ficar esperando que tudo aconteça como foi descrito. Mas tome cuidado para não fazer tantos ajustes que descaracterizem seu planejamento. Se isso ocorrer é sinal que a primeira etapa não foi bem definida”, disse Martins.