PIS/Pasep: quase 698 mil trabalhadores ainda não sacaram abono

Prazo para sacar o abono termina na terça-feira. Sudeste é a região com o maior número de pessoas que não sacaram: 192 mil

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Faltando apenas dois dias para o fim do prazo, quase 698 mil trabalhadores ainda não sacaram o PIS/Pasep referente ao exercício 2008/2009, no valor de um salário mínimo.

Vale lembrar que ambos os benefícios estarão disponíveis apenas até esta terça-feira (30) e, caso não sejam retirados, serão devolvidos ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).

De acordo com dados divulgados pelo Ministério do Trabalho nesta segunda-feira (29), desde o início do calendário, em agosto de 2008, até o momento, foram realizados os pagamentos de 95,78% dos abonos (14,8 milhões). O montante representa um recorde histórico, e a expectativa do ministro Carlos Lupi é de que sejam realizados mais de 96% dos saques até o fim do período.

Aprenda a investir na bolsa

“Nesse momento de crise, é fundamental que avisemos aos trabalhadores que eles têm este dinheiro para sacar. Historicamente, muitos nem sabem que existe este benefício e que pode ser sacado, caso ele esteja enquadrado nos requisitos necessários”, afirmou Lupi.

Regiões

A Região Sudeste possui o maior número de trabalhadores que não sacaram o benefício, com mais de 192 mil. Em seguida, aparecem o Nordeste e o Centro-Oeste, ambos com 56 mil, o Sul, com 44 mil, e o Norte, com 38 mil trabalhadores.

Porém, considerando a cobertura, a região Sul aparece em primeiro, já que 98,40% dos trabalhadores fizeram o saque, seguida pelo Nordeste (98,36%), Sudeste (97,30%), Centro-Oeste (95,27%) e Norte (94,87%).

Os trabalhadores que ainda não receberam

Antes de ir aos locais de atendimento, é importante o beneficiário verificar primeiro se recebeu ou não os benefícios antecipadamente, por meio de crédito em conta ou pelo convênio Caixa PIS-Empresa ou no Banco do Brasil.

Para se certificar, basta olhar os extratos bancários de julho e novembro de 2008 e também os contracheques dos salários de julho, agosto ou setembro do ano passado. O trabalhador que tem direito ao PIS pode fazer o saque nos caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal, por meio do Cartão do Cidadão, nas lotéricas e nos postos Caixa Aqui.

Quem não tem o Cartão do Cidadão deve procurar agência da Caixa e levar documentos de identidade e comprovante de inscrição no PIS.

Regras

PUBLICIDADE

De acordo com as regras do programa do Ministério do Trabalho e Emprego, todo trabalhador da iniciativa privada ou servidor público que estiver cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e, em 2007, tenha trabalhado, no mínimo, 30 dias com carteira de trabalho assinada pela empresa e recebido, em média, até dois salários mínimos mensais, poderá sacar o benefício.

Além disso, o trabalhador deve ter tido seus dados enviados pela empresa ou repartição pública onde atuou à Rais (Relação Anual de Informações Sociais) do ano-base 2007.