PIS/Pasep: mais de 872 mil trabalhadores ainda não sacaram os benefícios

No caso do PIS, pouco mais de 688 mil ainda não receberam e, no do Pasep, foram contabilizados 184 mil

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Mais de 872 mil pessoas ainda não sacaram o abono do PIS/Pasep (Programa de Integração Social/Programa de Formação do Patrimônio do Servidor), relativos ao exercício 2007/2008. No caso do PIS, pouco mais de 688 mil ainda não receberam e, no do Pasep, 184 mil. Os pagamentos correspondem a um salário mínimo e estarão disponíveis até 30 de junho de 2008.

Em relação ao PIS, já foram pagas 11,2 milhões de pessoas, o que corresponde a um total de aproximadamente R$ 4,167 bilhões. Neste exercício, deve ocorrer o maior pagamento de PIS da história dos benefícios, com a liberação de cerca de 11,91 milhões de abonos salariais. Até esta sexta-feira (8), a Caixa Econômica Federal registrou 94,22% de abonos pagos.

De acordo com o Banco do Brasil, agente financeiro responsável pelo pagamento do Pasep, desde a abertura do calendário, já foram desembolsados R$ 742,5 milhões. Roraima registra o menor índice de pagamentos do país, com 65,9% do total. São Paulo registrou 83,3% e o Rio de Janeiro, 89,8%.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Cartas de convocação

Desde o dia 3 de dezembro, o Ministério do Trabalho está enviando cartas para os trabalhadores que ainda não sacaram o dinheiro do PIS/Pasep. Porém, é possível que muitas pessoas não recebam a notificação, devido à mudança de endereço e à falta de atualização do cadastro.

Antes de ir aos locais de atendimento, é importante o trabalhador verificar primeiro se recebeu ou não os benefícios antecipadamente, por meio de crédito em conta. Para se certificar, basta olhar os extratos bancários de julho e novembro de 2007 e, também, os contracheques dos salários de julho, agosto ou setembro do ano passado.

Continua depois da publicidade

O trabalhador que tem direito ao PIS e possui o Cartão do Cidadão pode fazer o saque nos caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal, nas lotéricas e nos postos Caixa Aqui. Quem não tem o Cartão do Cidadão deve procurar agência da Caixa e levar documentos de identidade e comprovante de inscrição no PIS.

Regras

De acordo com as regras do programa do Ministério do Trabalho e Emprego, todo trabalhador da iniciativa privada que estiver cadastrado no PIS até 2002, que tenha trabalhado, no mínimo, 30 dias em 2006, com carteira de trabalho assinada pela empresa e tenha recebido, em média, até dois salários mínimos mensais, poderá sacar o benefício.

No caso do Pasep, o direito é concedido a todos os trabalhadores cadastrados há pelo menos cinco anos, que obtiveram renda mensal de até dois salários mínimos em 2006. É necessário que o participante tenha trabalhado até 30 dias com carteira assinada naquele ano e que conste da RAIS de 2006 (Relação Anual de Informações Sociais) entregue pelo empregador.