PIS/Pasep: mais de 500 mil sacaram o benefício entre dezembro e janeiro

Envio de cartas às pessoas alertou sobre o direito de sacar o benefício e fez crescer o número de resgates

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Mais de 500 mil pessoas sacaram o abono do PIS/Pasep (Programa de Integração Social/Programa de Formação do Patrimônio do Servidor), entre os dias 17 de dezembro e 7 de janeiro. Somente no dia 26 de dezembro, foi feito o pagamento a mais de 73 mil pessoas.

A procura pelas agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, para os saques dos benefícios, foi ainda maior nos dias próximos ao Natal. Apenas entre 17 e 24 de dezembro, 245.910 trabalhadores retiraram o dinheiro.

Envio de notificações

Segundo o Ministério da Previdência Social, o grande número de saques foi constatado após o envio de cartas a cerca de 1,3 milhão de pessoas que não tinham retirado o benefício até o início de dezembro do ano passado.

Aprenda a investir na bolsa

As cartas com as notificações começaram a ser enviadas no dia 14 de dezembro.

Maior Cobertura

Já considerando o período de 1º de julho de 2007 a 7 de janeiro deste ano, foram realizados 12,8 milhões de saques, o que corresponde a 90,6% do total de 14,1 milhões de trabalhadores.

Espera-se que todos aqueles que têm direito ao benefício no período de 2007/2008 retirem o dinheiro até 30 de junho. Isso significaria a superação da média anual da taxa de cobertura, que varia de 94% a 95%.

De acordo com o vice-presidente do Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador), Ezequiel Nascimento, nunca a meta foi atingida em tão pouco tempo. Para ele, isso é, em parte, resultado da iniciativa de enviar cartas orientando os trabalhadores sobre o benefício.

Para efetuar o saque, a pessoa deve apresentar o número do PIS ou do Pasep, juntamente com a carteira de identidade, em qualquer agência da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil. O abono corresponde ao pagamento anual de até um salário mínimo ao trabalhador que recebeu até dois salários mensais no ano-base.