Pilar durante a crise, consumo das famílias crescerá 5,6% em 2010

De acordo com a CNI, recuperação do mercado de trabalho e expansão do crédito estimularão brasileiros a comprar

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – O consumo das famílias – fator que sustentou a economia neste ano de crise – deve crescer 5,6% em 2010, segundo projeção da CNI (Confederação Nacional da Indústria), divulgada nesta terça-feira (15).

E o que vai incentivar as compras dos brasileiros é a continuidade da recuperação do mercado de trabalho, com uma intensa expansão da massa de salários, que deve crescer a 5% em termos reais.

Outro fator que deve estimular o consumo das famílias é o crédito, que foi afetado diretamente pela crise. A CNI ainda aponta a manutenção da transferência de renda por parte do governo como motivo para sua projeção de crescimento do consumo.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Consolidado
O consumo das famílias, um dos componentes da demanda interna do PIB (Produto Interno Bruto), registrou aumento de 2% no terceiro trimestre deste ano, frente aos três meses anteriores.

Na comparação com o mesmo trimestre de 2008, o consumo teve uma elevação de 3,9%, o 24º aumento consecutivo nessa comparação.