Pessoas que brilham formam equipes de sucesso

Especialista destaca alguns aspectos marcantes no dia-a-dia, que devem ser evitados pelo profissional que busca hoje seu direcionamento na carreira

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – As pessoas que brilham são aquelas que garantem resultados e, justamente por isso, formam equipes vencedoras. O especialista Armando Ribeiro destaca alguns aspectos marcantes no dia-a-dia e que devem ser evitados pelo profissional que busca hoje seu direcionamento na carreira.

Não há fundo do poço

“É preciso evitar se acomodar ou fazer algo sempre igual”, referindo-se às pessoas que não buscam o novo, não arriscam e têm medo do desconhecido. Terminam por estar sempre descontentes com seu desempenho.

O consultor exemplifica essa característica como a “Síndrome de Gabriela”, destacando a letra da canção “eu nasci assim, eu cresci assim, eu vou ser sempre assim…”

Complexo de Hardy

Aprenda a investir na bolsa

Resume aqui aqueles que atribuem aos outros e ao seu destino a culpa pelo seu fracasso, dizendo “ó céu, ó dia, ó azar, isso não vai dar certo”, referindo-se a um personagem antigo dos desenhos animados. Segundo Armando Ribeiro, trata-se de uma frase terrível de ser dita. “Se, antes de começar, já estamos com esse pensamento, fica difícil qualquer resultado bom”, argumenta.

Ribeiro continua: “a hora é de pegar uma caneta e escrever a frase: ou vai, ou vai! Estamos sempre indo para o futuro, e isso não tem volta. Mas é preciso viver intensamente o presente e acreditar que sempre é tempo de mudança”.

Para isso, porém, é preciso saber como mudar, estabelecendo metas claras e objetivas. Planeje a realização de suas metas e corra atrás de cada uma delas.

Qual a imagem que você passa?

Pessoas que brilham ousam e arriscam sempre, e isso lhes dá satisfação. O sucesso está em fazer parte de uma construção maior, em vez de se destacar sozinho.

O especialista alerta ainda sobre a necessidade de tomar cuidado com a imagem que está sendo passada ao grupo. O mais importante, no entanto, é a forma como você se vê. “Se não acreditar em sua própria imagem, em suas convicções, quem vai?”, questiona.

Armando Ribeiro alerta que criatividade e intuição juntas podem ser grande força de inspiração às pessoas que brilham, e que seguem valores importantes e fazem a diferença. Em resumo, “lutam por verdades bem definidas. Não temem resultados negativos, pois não crêem no fracasso, mas sim em algo provisório”.

PUBLICIDADE

Armando Ribeiro é sócio-Diretor da Pensare Consultoria Empresarial e participa do CONVIRH – Congresso Virtual de Recursos Humanos, de 10 a 25 de maio (www.convirh.com.br).