Pessoas obesas tendem a ser mais endividadas, diz estudo

De acordo com levantamento, entre a população obesa, 25% possui dívidas, contra 11% dos que não estão com problemas de peso

SÃO PAULO – As pessoas que estão acima do peso tendem a ser mais endividadas das que estão na faixa de peso ideal, segundo revela um estudo feito por cientistas alemães da Universidade de Mainz.

De acordo com o levantamento, entre a população obesa, 25% possui dívidas, contra 11% dos que não estão com problemas de peso. Isso porque, ao se endividarem, uma boa parte das pessoas fica deprimida e passa a comer mal, preferindo alimentos gordurosos e doces, que trazem rápida sensação de alívio.

Além das dívidas, quem tem problemas de peso, conforme o estudo, também registra mais casos de perda de emprego, outro fator que pode contribuir para o aumento da obesidade.

Dívidas

PUBLICIDADE

De acordo com pesquisa realizada pela FGV (Fundação Getulio Vargas), empregados com problemas financeiros são os que apresentam maiores índices de faltas e atrasos.

“Essas pessoas faltam mais porque precisam renegociar dívidas, tomar empréstimos, enfim precisam utilizar o tempo para resolver seus problemas financeiros”, diz o professor, segundo o coordenador do Centro de Estudos em Finanças da EASP (Escola de Administração de Empresas) da Fundação, professor William Eid Junior.