Pessoas “do contra” no trabalho não têm ambição profissional

Muitas pessoas perdem tempo desejando mal a empresa em que trabalham, infelizmente, isso é mais comum do que parece

SÃO PAULO – No ambiente corporativo existem aquelas pessoas que “torcem o nariz” para tudo e para todos. São conhecidos como profissionais “do contra”. 

O diretor-geral da Trabalhando.com, Renato Grinberg, afirma que este tipo de colaborador vê dificuldade em tudo.“ Para elas, tudo é complicado, quase impossível. E mais, quando ela percebe que as coisas podem realmente dar certo, mais ela torcem contra, para que tudo dê errado”.

Ele acrescenta que muitas pessoas são naturalmente pessimistas e acomodadas e para elas é mais fácil ter pensamentos negativos do que positivos. Este tipo de atitude é comum em quem não têm ambição profissional ou objetivo na carreira.

PUBLICIDADE

“É triste pensar que muitas pessoas perdem tempo desejando mal aos outros ou a empresa em que trabalham, mas infelizmente isso é mais comum do que parece. Muitos profissionais preferem falar mal da empresa ou do chefe do que mudar de atitude e de empresa. Para eles é muito mais fácil torcer contra do que arregaçar as mangas e tentar ajudar”.

Hora da virada
Se você se identificou com esta situação ainda é possível mudar. Para isso, Grinberg dá cinco dicas para ajudá-lo a transformar pensamentos ruins em bons resultados:

  • Não se contamine ou se deixe influenciar: evite comentários negativos, em toda empresa você encontrará pessoas insatisfeitas por algum motivo. Pessimistas não vão muito longe;
  • Pense positivo: boas energias atraem bons resultados, esse é um processo natural. Em vez de ficar procurando pelo em ovo, tente buscar o lado positivo das coisas;
  • Faça a sua parte: execute seu trabalho da melhor forma para alcançar resultados melhores. Bons resultados motivam e podem trazer além de satisfação, um retorno financeiro significativo;
  • Use seu tempo para cuidar de você: o tempo passa muito depressa, quando você menos espera o dia chega ao fim, então por que em vez de passar o dia falando mal da empresa ou do chefe você não direciona seu tempo para boas atitudes? Aproveite seu tempo livre para relaxar, estudar, ler e se aprimorar. Esse comportamento lhe renderá frutos no futuro;
  • Procure um novo emprego: se nenhuma das dicas der certo essa é a hora de buscar outro trabalho. Atualize seu currículo e se abra para novas oportunidades. Muitas vezes é duro aceitar, mas o seu ciclo nessa empresa pode ter terminado. Prepare-se para iniciar um novo momento em outro lugar. Com a mente direcionada para pensamentos positivos e seu esforço pessoal, a chance de encontrar “o emprego do sonho” é bem maior.