Pesquisa revela que 52% dos brasileiros não têm fluência em outra língua

De acordo com os dados,18% disseram que são fluentes na língua inglesa e apenas 3% falam mais de três idiomas

Karla Santana Mamona

Publicidade

SÃO PAULO – A maioria dos profissionais já deve ter ouvido em algum momento da vida que ter conhecimento em inglês deixou de ser um diferencial no currículo. Entretanto, apesar da necessidade, 52% dos profissionais não têm fluência em nenhuma língua e falam apenas o idioma materno.

Segundo a pesquisa realizada pela Trabalhando.com Brasil, 18% disseram que são fluentes na língua inglesa e apenas 3% falam mais de três línguas. No total, foram entrevistados 420 pessoas.

“As empresas, independente da área em que atuam, estão cada vez mais exigentes. Hoje, para cargos de coordenação, supervisão e gerência, as grandes empresas exigem profissionais que falem outro idioma, preferencialmente inglês e espanhol. Para concorrer à vaga de trainee, se o candidato não tiver fluência em outro idioma, ele nem participa do processo”, explica o diretor-geral da Trabalhando.com Brasil, Renato Grinberg.

Continua depois da publicidade

Mentira no currículo
Grinberg alerta ainda para as mentiras escritas no currículo relacionadas ao conhecimento de outro idioma.“Canso de receber currículos em que o candidato afirma falar inglês intermediário, mas que, quando convocados para uma entrevista, desconversam e dizem que entendem, mas não falam. Há ainda os casos de inglês básico. Isso não existe. Inglês básico significa que o candidato não fala o idioma, então, não faz sentido colocar no currículo”.

Para o especialista, os profissionais que irão se candidatar a vagas ou participar de entrevistas de emprego que exigem fluência em outro idioma devem ter em mente os pontos abaixo: