Pesquisa revela quais são as melhores empresas para liderança no Brasil

No Brasil, a melhor empresa para liderança, segundo revela levantamento realizado pela consultoria Hay Group, é a GE

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – A maior parte dos profissionais sonha em ocupar um cargo de liderança e, muito por isso, não são poucas as discussões e pesquisas acerca de como chegar lá e se tornar um bom líder.

Contudo, as empresas também são responsáveis pela formação ou não de bons líderes e, dependendo de suas práticas e valores, elas podem facilitar o papel do líder. No Brasil, a melhor empresa para liderança, segundo revela levantamento realizado pela consultoria Hay Group, é a GE.

A empresa, aliás, também foi eleita a número um na pesquisa global. Segundo a consultoria, as melhores companhias para liderança têm em comum o fato de darem a oportunidade do desenvolvimento e da prática da liderança para todos os colaboradores, não importando o nível hierárquico de sua função.

Aprenda a investir na bolsa

Além disso, 90% das melhores empresas para liderança esperam que os profissionais liderem, independentemente de terem ou não um cargo de gestão.

As melhores
Mundialmente, além da GE, nas cinco melhores posições estão Procter & Gamble, Intel Corporation, Siemens e Banco Santander.

Na tabela abaixo, é possível ver quais são as dez melhores empresas para liderança no Brasil e na América Latina.

Melhores empresas para liderança
BrasilAmérica Latina
GEUnilever
3MLan
Votorantim3M
AmbevGE
IBMCemex
PetrobrasIBM
AngloGold AshantiTelefônica
HSBC BankPolar
BraskemVotorantim
10ºSiemensSantander

Atributos
No Brasil, as empresas que aparecem no ranking têm como características comuns metas claras, ofertas de treinamento e oportunidades internacionais, sendo que, por aqui, os profissionais dão mais importância à remuneração do que os executivos de países desenvolvidos. 

“No Brasil, a remuneração aparece como quarto fator para atração e retenção, enquanto no mundo, o quesito está em sétimo e último lugar”, diz agerente do Hay Group e especialista em desenvolvimento de liderança, Glaucy Bocci. 

Além de dar oportunidade para o desenvolvimento da liderança, nas empresas consideradas melhores neste sentido também observa-se que elas disseminam e esperam a inovação, que valorizam a diversidade, recrutam minorias culturais e têm alta proporção de mulheres em cargos de liderança.

PUBLICIDADE

Nessas empresas, os líderes competentes são cada vez mais colaboradores, sendo que a companhia possui algum tipo de incentivo para a colaboração.

No mais, tais companhias encaram o desenvolvimento de lideranças uma prioridade e enxergam como positivo o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, além de possuírem algum tipo de apoio aos estudos dos funcionários e descendentes e de ser fácil para quem trabalha nestas companhias exercerem suas atividades de casa, quando preciso.