Pesquisa revela perfil de professores no Brasil

De acordo com dados da OCDE, magistério absorve muitos jovens talentos do mercado de trabalho. Só 12% dos docentes têm mais de 50 anos

SÃO PAULO – Uma pesquisa realizada pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) mostrou o perfil dos professores de 24 países. O resultado encontrado foi que, no Brasil, estes profissionais costumam ser mais jovens.

Na maioria dos países, o estudo aponta que a mão-de-obra nas escolas está envelhecendo. Já no Brasil, por sua vez, só 12% dos docentes têm mais de 50 anos, enquanto quase um quarto dos professores têm menos de 30 anos.

Jovens e experientes

A secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar Lacerda, afirmou, em entrevista à Agência Brasil de Notícias, que é positivo o fato de 22% dos docentes terem menos de 30 anos. “Atrair novos talentos para a carreira é importante. O próximo passo é garantir que ele tenha um bom plano de carreira, salários adequados e boas condições para que ele permaneça na profissão até se aposentar”, disse.

PUBLICIDADE

Já o presidente da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), Roberto Franklin Leão, disse que o percentual de jovens no magistério ainda é baixo e, junto a isso, os profissionais acima de 50 anos abandonam a carreira.

“O professor ingressa na carreira jovem, aos 20 e poucos anos, mas, depois de dez anos, não vê perspectivas de um futuro melhor e vai procurar outras carreiras que ofereçam ganhos salariais melhores”, afirmou, segundo a Agência Brasil.

Características

Outra particularidade do Brasil, apresentada por poucos países (Irlanda, Islândia e Portugal), é que ao menos um em quatro professores têm um contrato de duração de trabalho limitado. Para ter um contrato definitivo, eles devem cumprir exigências.

A pesquisa indica aos responsáveis pela política educativa que estabeleçam um equilíbrio entre a vantagem de manter uma equipe de profissionais experientes frente à necessidade de dinamismo e de “sangue novo”.