Na balança

Pesquisa revela as profissões que mais engordam

Estresse e má alimentação podem ser os principais causadores da obesidade. Infelizmente, esses dois males estão presentes na maioria das profissões. Veja quais são elas

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – As profissões que, na maioria das vezes, envolvem altos níveis de estresse ou longas horas atrás do computador têm o maior percentual de trabalhadores obesos, informou uma pesquisa do site de carreiras CareerBuilder.

O estudo aponta que mais da metade dos trabalhadores norte-americanos estão acima do peso, enquanto 41% disseram ter engordado depois de iniciarem em seus empregos atuais. Destes últimos, 59% ganharam mais de 10 kg e 30%, ultrapassaram os 20 kg. Confira abaixo os profissionais mais propensos a ganharem peso extra nos próximos anos:

ProfissõesPorcentagem dos profissionais acima do peso
*CareerBuilder
Assistente Administrativo69%
Engenheiro56%
Professor/Instrutor51%
Enfermeiro51%
Gerente de TI/Administrador de Rede51%
Advogado/Juiz48%
Operador de Máquina45%
Cientista39%

As causas da obesidade no trabalho
Ainda de acordo com o estudo, os trabalhadores sedentários, que têm pouco tempo para as refeições e preferem comidas mais rápidas, como “fast-food”, têm as menores chances de manter a forma no trabalho. Para a maioria dos 3.690 trabalhadores entrevistados pelo estudo, ficar sentado em frente à mesa na maior parte do dia é a principal razão dos quilos extras. Comer além da conta por sofrer estresse e ansiedade é a principal dificuldade para 35% dos profissionais acima do peso.

Aprenda a investir na bolsa

A tentação de doces e alimentos pouco saudáveis disponíveis no trabalho é outra causa citada, assim como pular refeições por falta de tempo, celebrações no local de trabalho (como aniversariantes do mês) e até happy hour, que pode atrapalhar em seguir uma dieta.

Para reverter essa situação, o site aponta algumas medidas práticas que podem resultar em uma perda de peso, como fazer caminhadas, comer em restaurantes por quilo, onde você pode escolher alimentos saudáveis e medir as porções, manter um diário alimentar e trocar doces por frutas.