Pesquisa mostra a importância da qualificação profissional

Dados da Korum mostram a categoria "especialista" como a mais requisitada nos últimos meses por empresas

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Especialistas estão entre os profissionais mais requisitados nos últimos meses, mostrou pesquisa da Korum Transição de Carreira. De acordo com os dados, no acumulado do ano, as vagas oferecidas para eles atingiram 46,9% do total, o que mostra a necessidade de continuar estudando, depois de terminada a faculdade, para ter mais oportunidades.

O fato de a procura ser maior por especialistas reflete uma realidade vivida pelo Brasil, de “apagão de talentos”: as empresas buscam pessoas bem qualificadas e a oferta é de poucos profissionais com este perfil.

Falta de qualificação

Para o diretor da Korum, Márcio Brasil, faltam profissionais qualificados no mercado de trabalho: com inglês avançado e fluente e dispostos a mudar de cidade. “O mercado está saturado de profissionais desqualificados”, afirmou.

PUBLICIDADE

O cenário de falta de profissionais qualificados também foi constatado no “Diagnóstico para o Programa Estadual de Qualificação Profissional”, divulgado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo.

Segundo os dados, existe demanda por 159 mil vagas em cursos de qualificação. Depois da construção civil, os setores que mais demandaram profissionais foram: comércio e indústria.

Outros cargos

A pesquisa da Korum mostrou que, em seguida na lista de profissionais mais procurados, estão os diretores e gerentes, com 30% de procura pelas empresas.

Ainda no que se refere a contratações, chamaram atenção as áreas de Logística, Industrial e de TI, devido ao forte crescimento da atividade industrial de máquinas, equipamentos e auto peças. O volume crescente de importação também colaborou, já que gera intensa movimentação e distribuição de produtos.