Pesquisa: maioria recorre ao empréstimo consignado para pagar dívidas

Esta foi a resposta de 53% dos entrevistados; grande parte usa o dinheiro para pagar contas de água, luz e telefone

SÃO PAULO – Pagamento de dívidas. Esta é a principal motivação para 53% de quem recorre aos bancos em busca do empréstimo consignado com desconto em folha de pagamento.

A constatação é do banco Santander Banespa, que divulgou nesta sexta-feira (02) uma pesquisa realizada com 1.295 clientes e não-clientes da instituição que contrataram esse tipo de empréstimo nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Campinas, Ribeirão Preto e São José dos Campos.

Dívidas

Segundo o estudo, as dívidas quitadas com o empréstimo são bastante diferentes. Cerca de 48% dessas pessoas tomam o dinheiro para pagar contas de água, luz, telefone, gás, aluguel, impostos e débitos vencidos.

PUBLICIDADE

Em segundo lugar, e longe do primeiro motivo, a justificativa é o pagamento do cartão de crédito para 18% dos entrevistados, enquanto quem pretende liquidar as dívidas do cheque especial e aquelas adquiridas com agiotas representam 13% e 12% das respostas, respectivamente.

Perfil do tomador de empréstimo

De acordo com o Santander Banespa, 63% dos tomadores de empréstimos ganham entre R$ 500,00 e R$ 2.000,00, e se concentram nas classes B e C, com, respectivamente, 47% e 34% das contrações.

Mais da metade (54%) dessas pessoas trabalha na iniciativa privada, enquanto o restante dos tomadores de empréstimos em folha estão empregado no setor público.

De todos que contraem o empréstimo, o estudo identificou três grupos bem definidos, formados pelo cliente confortável (39%), dependente (38%) e empreendedor (23%).

Enquanto o primeiro pertence às classes A e B e acredita que o crédito pode facilitar a vida de quem o tomou, o segundo é composto por quem só foi até o banco porque estava desorganizado financeiramente e é composto, principalmente, por mulheres entre 40 e 49 anos da classe C.

Como no caso anterior, o terceiro segmento é formando em sua maioria por mulheres na mesma faixa-etária e classe social, mas que acreditam que o empréstimo pode ser uma forma de encurtar a distância do crescimento pessoal e das conquistas.

Vantagens dos empréstimos

As pessoas têm razões bem distintas para contrair um empréstimo com desconto em folha de pagamento. Para 55% das respostas, o simples fato de descontar no holerite já é razão suficiente para contratar o serviço. Para 44% dos entrevistados, as taxas de juros praticadas pelos bancos são o maior atrativo.

Essa razão também é apontada como fator de eliminação na hora de escolher o banco para a contratação do empréstimo.