ESTUDOS

Pesquisa diz que tirar notas altas pode ser contagioso

Segundo o estudo, estudantes do ensino médio que possuem amigos com médias altas tendem a melhorar as próprias notas ao longo de um ano

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Se você pretende aumentar suas notas na escola, uma boa saída é começar a se relacionar com estudantes bem-sucedidos, de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Binghamton, nos Estados Unidos. Segundo o estudo, publicado na revista Plos One, estudantes do ensino médio que possuem amigos com médias altas tendem a melhorar as próprias notas ao longo de um ano.

Outras pesquisas já haviam mostrado que as redes sociais estudantis podem afetar diversos aspectos na vida de um estudante, como o peso, o estado emocional e até mesmo facetas do comportamento dos jovens. Entretanto, esta é a primeira vez que cientistas analisam como grupos semelhantes podem influenciar uns aos outros durante o progresso acadêmico.

Para o autor da pesquisa, Hiroki Sayama, ainda que grande parte dos educadores entenda a importância do entorno social para o sucesso acadêmico de um estudante, a pesquisa realizada oferece as primeiras evidências quantitativas capazes de suportar esse conhecimento empírico.

PUBLICIDADE

E você, se sente incentivado a tirar notas melhores baseando-se nas médias de seus amigos? Dê sua opinião nos comentários abaixo!

Veja mais matérias de Carreira no Universia.