AO VIVO Educação: executivos da Cogna detalham impacto do coronavírus no setor em live. Veja como participar

Educação: executivos da Cogna detalham impacto do coronavírus no setor em live. Veja como participar

previsão

Período de férias estimula contratação de 28 mil trabalhadores temporários

Os setores de lazer, entretenimento, indústria e comércio devem ter um crescimento de 12% de trabalhadores temporários, em relação a 2012

SÃO PAULO – Até o final dessas férias mais de 28 mil profissionais poderão ser contratados temporariamente. Os setores de lazer, entretenimento, indústria e comércio devem ter um crescimento de 12% de trabalhadores temporários, em relação ao mesmo período de 2012. É o que afirma a presidente da Asserttem (ssociação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário), Jismália de Oliveira Alves. 

Entre todas as oportunidades, 24 mil virão de parques temáticos, aquáticos e de diversão, além de clubes, hotéis, pousadas, bares, restaures e agências de turismo. As principais funções são de atendimento, monitoria, recreação, operação de brinquedos, garçons, cumins, operador de turismo, serviços de quarto, serviços de cozinha e salva vidas.

De acordo com o levantamento da associação, encomendado ao Instituto Ipema (Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica), dos 24 mil trabalhadores temporários contratados nestas férias, 2 mil, ou 8%, têm chances de serem efetivados na vaga e 6 mil, 25%, deverão ser de jovens com nenhuma experiência profissional.

PUBLICIDADE

Indústria e Comércio
As quatro mil vagas restantes poderão ser encontradas nas empresas de comercialização de produtos para lazer, marketing promocional e eventos. Segundo a associação, hipermercados, supermercados e redes de fast-foods também devem contratar temporários para atender ao aumento da demanda no período de férias.

As principais funções estão na linha de produção, degustadores e promotores. Segundo a pesquisa, a estimativa é que cerca de 500, ou 12%, temporários sejam efetivados na vaga ao final da temporada.