Você está preparado?

Perguntas que você deve fazer antes de ter seu primeiro emprego

Antes de aceitar essa oportunidade, você precisa analisar se está disposto ou não a entrar para o mercado de trabalho

SÃO PAULO – Começar a trabalhar gera uma grande revolução em sua vida. O seu primeiro emprego será responsável por muitos ensinamentos, coisas para fazer e profissionais para conhecer. Porém, antes de aceitar essa nova oportunidade, você precisa fazer alguns questionamentos para analisar se está disposto ou não, a entrar para o mercado de trabalho. Essas perguntas são essenciais para um começo de carreira forte. Antes de assinar o contrato e entrar de cabeça no trabalho, confira algumas perguntas que você deve fazer antes de começar em seu primeiro emprego.

1. Essa empresa contrata estagiários?
Muitas empresas costumam contratar os seus estagiários. Isso depende do desenvolvimento que o profissional teve durante o período de estágio e também do tipo de treinamento que foi realizado. Se você está estagiando e pretende ser contratado, a dica é conversar com o seu chefe para conseguir uma oportunidade concreta. Isso geralmente envolve um momento de formação e apresentação de benefícios. A partir dessa pergunta você será capaz de identificar se esse é o empregador ideal para você.

2. O que a empresa espera de um funcionário?
Procure informações sobre a organização em que você deseja trabalhar. Conheça os valores, a missão, liderança de mercado, a estrutura organizacional e onde você se encaixa nesse quadro geral. Você também pode se interar sobre as políticas e metas a cumprir. Assim, você conseguirá analisar se é o profissional correto para aquela empresa, e principalmente se tem o perfil exigido para a vaga.

PUBLICIDADE

3. Existe algum programa de trainee?
O trainee não é um estagiário. Ele é um funcionário que irá participar de um programa estruturado de treinamento e desenvolvimento para que, em um curto espaço de tempo, possa assumir uma posição gerencial, ou seja, uma posição de liderança. Neste período, você será capaz de conhecer a empresa e avaliar se deseja permanecer na organização.

4. Existe um plano de carreira?
Para muitos jovens crescer dentro de uma empresa é uma grande conquista em sua vida profissional. Se esse é o seu sonho, você deve procurar uma empresa que tenha um plano de carreira definido. Assim, as suas metas e objetivos serão destinados ao seu plano de carreira em longo prazo.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.