Pequenas mudanças na rotina podem dar uma guinada na carreira!

Se não quiser mudar o rumo de sua carreira, ao menos, o profissional deve tentar melhorar sua imagem

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Existem pessoas que temem o novo e o diferente. Acostumadas com uma rotina inabalável, não aceitam oportunidades repentinas e, apesar de terem ambições e já estarem cansadas do dia-a-dia sempre igual, não fazem nada.

Elas podem estar deixando passar uma chance de encontrar satisfação pessoal e profissional. Se não quiserem mudar o rumo de suas carreiras, ao menos, os profissionais devem tentar melhorar a imagem que criaram dentro da organização. “Após trabalhar muito tempo na mesma empresa, a pessoa passa despercebida, ninguém mais repara nela”, explica o consultor da LCZ Desenvolvimento de Pessoas e Organizações, Paulo Celso de Toledo Jr.

Pequenas atitudes que fazem diferença

A dica é: comece pequeno, mas pense grande. Muitas empresas possuem programas de mudança de departamento, que proporcionam motivação aos funcionários. Vamos supor que um profissional que desenvolve um trabalho mais técnico tenha grande facilidade de comunicação e relacionamento interpessoal. Ao migrar para a área comercial da empresa, provavelmente irá se destacar, podendo, inclusive, chegar à posição de gerência.

Aprenda a investir na bolsa

Outro conselho do consultor é desenvolver um trabalho voluntário. Além de fazer bem à alma, é uma forma de ser mais valorizado pelos colegas. “Também indico às pessoas mostrar seu lado artístico. Por exemplo, quem tem uma banda pode se apresentar na festa da empresa. Já aqueles que gostam de tirar foto podem aproveitar o dom nos eventos corporativos. Tudo isso mostra espírito de equipe”.

Aceite oportunidades

Se você for um executivo experiente e receber proposta para prestar consultoria a uma empresa, por que não aceitar? “Para quem tem experiência e conhecimento suficientes, realizar trabalhos eventuais como consultor, sem deixar sua empresa de lado, pode ser uma forma de cultivar uma atividade a ser desenvolvida após a aposentadoria ou a saída do atual emprego”.

O mesmo vale para aqueles que recebem convite para dar palestra em universidades. Eles podem chamar atenção do coordenador do curso e acabar se tornando um professor. “Um conhecido meu teve a oportunidade de dar algumas aulas em uma faculdade. Tratava-se de uma experiência esporádica. No entanto, ele acabou se tornando professor permanente e se descobriu enquanto profissional. Outro dia, me disse que nunca pensou que poderia ser tão feliz”, conta Toledo.

A história serve de lição. Portanto, se você tem o sonho de um dia publicar um livro, por exemplo, trate já de começar o rascunho dele. Além de estar escrevendo um livro, poderá estar escrevendo um novo capítulo de sua vida!