chilena lidera

Pela primeira vez, USP perde posto de melhor universidade da América Latina

O posto, ocupado pela brasileira desde 2011, ficou para a chilena Pontificia Universidade Católica

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Pela primeira vez, a USP (Universidade de São Paulo) perdeu o posto da melhor universidade da América Latina no QS Latin American University Rankings 2014. A primeira posição, que pertenceu à brasileira desde 2011, quando o ranking foi estreado, agora está ocupada pela Pontificia Universidade Católica, do Chile.

O ranking anual mostra as 300 melhores universidades da região com base em seis indicadores: a reputação acadêmica de pesquisa mundial, reputação no mercado de trabalho, relação do aluno com a universidade, citações em pesquisas, proporção de estudantes internacionais e proporção de corpo docente internacional.

Agora na segunda posição, a USP recebeu uma pontuação geral de 98.9. Nos outros anos, ela havia recebido notas máximas. Outras brasileiras se destacaram no ranking: Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) aparece na 3ª posição, UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), no 4º lugar, Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), na 9ª colocação, a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande Do Sul) empatadas na 10ª posição. No total, há mais de 70 universidades brasileiras entre as 300 melhores da América Latina.

Aprenda a investir na bolsa

Outras instituições contempladas na lista são Universidade de Los Andes da Colômbia (5ª), Universidad de Chile (6ª) e as mexicanas Universidade de Moterrey (7ª) e Universidade Nacional Autónoma de México.