Paulistas já podem obter o Atestado de Antecedentes Criminais pela Internet

O documento é exigido em concursos públicos, novos empregos ou para se estabelecer em um outro país

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Para os paulistas que precisam do Atestado de Antecedentes Criminais para participar de concursos públicos, ingressar em um novo emprego ou se estabelecer em outro país uma novidade: o documento já está disponível na Internet, desde 30 de janeiro.

É possível obter o documento nos sites da Secretaria da Segurança Pública e da Polícia Civil do Estado de São Paulo, desde que o resultado da consulta seja negativo.

Como funciona o sistema

O solicitante deve informar o nome completo e de seus pais, a data de nascimento e o número e a data de expedição do RG. Só pode fazer a consulta pela Internet os portadores de documentos de identidade emitidos no Estado de São Paulo. Caso não haja antecedentes criminais, uma página de impressão aparece na tela.

Continua depois da publicidade

Para os cidadãos que foram julgados, para os que são procurados pela Justiça, que tiveram problemas de digitação ou que não disponibilizaram todas as informações solicitadas pelo sistema aparece a seguinte mensagem: “Erro ao processar seu pedido”. Nesses casos é necessário se dirigir à uma unidade do Poupatempo.

Economia

Para o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, a medida representa uma grande economia para os cofres do governo, pois mais de R$ 20 milhões são gastos por ano com a emissão do atestado.

De acordo com o decreto nº 50.386, que possibilitou a criação do sistema, como o acesso à rede mundial hoje em dia está disseminado, qualquer um pode obter o atestado de maneira rápida e fácil. Existem diversos pontos gratuitos no Estado, onde o cidadão pode acessar a Internet, como as unidades do Poupatempo e algumas estações de Metrô.