Passo-a-passo para encontrar a carreira no artesanato

A atividade já movimenta R$ 28 bilhões, o correspondente a 2,8% do PIB (Produto Interno Bruto), de acordo com o Ministério do Desenvolvimento

Publicidade

SÃO PAULO – O artesanato não anda mais à margem do mercado brasileiro. Supermercados, restaurantes e grifes de moda passaram a oferecer os produtos, que hoje contam com um apelo alternativo frente aos industrializados.

A atividade já movimenta R$ 28 bilhões, o correspondente a 2,8% do PIB (Produto Interno Bruto) e, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, não mais se sustenta na informalidade.

O artesão brasileiro está se organizando em cooperativas, eliminando o intermediário e vendendo seus produtos. Estima-se que 8,5 milhões de pessoas estejam ligadas à atividade.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

São Paulo
No principal estado do Brasil, o trabalho artesanal ainda tem muito espaço, apesar da intensa industrialização e urbanização que acomete suas principais cidades.

Para o artesão que se localiza em São Paulo, os principais pólos que mais se destacam na hora de produzir e comercializar são:

Exemplos
Em São Paulo, as feiras de artesanato são uma boa opção de passeio e compras, ou seja, mais consumidores estarão de olho no seu produto.

Continua depois da publicidade

“O artesão deve ficar atento às principais feiras da cidade. Dessa forma, ele ficará conhecido no meio da arte, além de atingir o principal público da região”, afirma o oficial administrativo da departamento de ouvidoria e divulgação da Sutaco ( Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades), Thomé Madeira.

Confira abaixo o local das principais feiras na região metropolitana de São Paulo:

Suporte
Os interessados em seguir nessa profissão podem entrar na página do PAB (Programa do Artesanato Brasileiro): http://www.desenvolvimento.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=4&menu=2046.

O programa, de âmbito federal, oferece cursos de capacitação de artesão, empreendedorismo, produção, design, embalagens, elaboração de preço, entre outros.