Dicas

Pare de ser um profissional extremamente ocupado

O desafio não é impossível já que muitos conquistam o diploma e se desenvolvem nos empregos ao longo dos anos mesmo com a falta de tempo

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Se você trabalha durante o dia e estuda durante a noite, por exemplo, sabe muito bem o que é ter muitas coisas para fazer em um espaço de tempo insuficiente. Mesmo assim, o desafio não é impossível já que muitos jovens conquistam o diploma e se desenvolvem nos empregos ao longo dos anos mesmo com a falta de tempo.

Para tanto, é necessário ter disciplina e determinação. Sem esses dois elementos é muito mais difícil separar o tempo necessário para realizar todos os seus deveres acadêmicos e ainda apresentar bom desempenho no emprego ou estágio. Na realidade, mesmo que você tivesse mais tempo não conseguiria cumprir o necessário sem ser disciplinado e determinado.

Além dessas duas características, o grande segredo para mudar o seu estado de “ocupado” para “produtivo”, mesmo com pouco tempo disponível, é ser decidido, ou seja, intencional em cada tarefa que for realizar.

PUBLICIDADE

Por exemplo, se você deseja ler um livro, assistir televisão e/ou conferir seus perfis nas redes sociais não faça isso enquanto realiza os deveres escolares. Separe tempo específico (intencional) para cada uma das atividades. Quanto mais firme você for nessas decisões, melhor aproveitado será o tempo que você tem disponível.

Por último, não se esqueça de que certas fases da vida exigem sacrifícios. Se você perceber que não terá tempo para ler/assistir televisão/conferir redes sociais, aprenda a sacrificar essas tarefas ou deixá-las para os finais de semana, de forma que seu desempenho na universidade e no trabalho não seja prejudicado por atividades secundárias e de lazer.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia.