Parceria em projetos: é preciso reconhecer ajudas!

Quando isso não acontece, você somente afastará e decepcionará as pessoas; é preciso dizer "obrigada" e dar os créditos necessários

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – No trabalho, nem todos os projetos podem ser realizados sozinhos. Comentários, ajudas em pesquisas e correções devem ser vistos como o auxílio de alguém que deseja que as coisas dêem certo para você.

Por este motivo, quando concluir o projeto e sentir orgulho do resultado, nada de pensar apenas em você e na apresentação que virá, é hora de agradecer.

O primeiro passo é agradecer

Caso a ajuda de outra pessoa faça com que o projeto melhore de qualidade, nada mais justo do que dizer “obrigada”, palavra mágica que somente trará benefícios para sua relação com os colegas de trabalho.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Mesmo que o apoio tenha sido pequeno, reconheça que, sem ele, poderia não ter evoluído, o que deve ser considerado. Quando ajudam, as pessoas querem se sentir prestativas e devem ser compensadas por isso, nem que seja com um simples agradecimento.

Divulgue a parceria

Quando a ajuda passa a ser constante no projeto, pode ter certeza de que ele não é somente seu e de que pode considerá-lo uma parceria. Isso significa que, independentemente de ter sucesso ou não, ele será o resultado de um esforço coletivo.

Por este motivo, quando apresentá-lo para seu chefe, cliente, ou para um público em geral, é preciso dizer que o apoio foi dado e que o resultado não teria sido tão bom sem ele. Este tipo de atitude fará com que você também seja reconhecido quando ajudar alguém.

Continua depois da publicidade

Nada de egoísmo

Ter o crédito por algo que não fez é uma postura totalmente anti-ética, que fará com que os outros o tenham como alguém incompetente. Assuma sempre que precisou de ajuda, o que não é nenhum crime e deve ser feito para o bem do trabalho.

Lembre-se sempre que quem deve ser o foco no trabalho são os resultados e o projeto e não o autor. Quando você passa a querer ser o ponto principal, pode ser que se torne alguém antipático e não querido por seus colegas. Com isso, você apenas afastará as pessoas, que gostam de ser reconhecidos pelo que fazem.