Para ter visibilidade, promova campanhas e treinamento!

Quem almeja alguma vaga, mas sente que falta presença, pode organizar campanha de reciclagem ou voluntária

SÃO PAULO – Para quem pensa que está sem visibilidade na empresa em que trabalha para ter sucesso profissional ou conseguir a promoção tão desejada, existem alguma atitudes a tomar para serem notadas pelos superiores.

Isso não implica em começar a competir com os colegas, a brigar pelas idéias, mesmo que saiba que estejam erradas, nem a bajular o chefe. Afinal, partir para este lado poderá mostrar arrogância e falta de capacidade.

Campanha de reciclagem

Você pode começar mostrando disposição para ajudar o meio ambiente e para diminuir os gastos da empresa com plásticos e papéis desperdiçados. Para isso, promova uma campanha de reciclagem, mas que não seja somente passageira.

PUBLICIDADE

Converse com o responsável pela área de Recursos Humanos da empresa. Veja se ele aceita a seguinte idéia: os papéis e plásticos que forem usados devem ser jogados em um recipiente exclusivo, para que sejam vendidos ou doados posteriormente. Caso a resposta seja positiva, encontre alguém disponível para juntar o arrecadado ou alguma instituição para doar.

Por você ser o contato com a instituição ou a pessoa/empresa responsável pela arrecadação, peça para que seu e-mail, telefone e nome sejam colocados em um e-mail explicativo sobre a campanha que será enviado aos funcionários. É neste momento que conseguirá visibilidade e ainda mais contatos na empresa.

Trabalho voluntário em equipe

No Dia das Crianças, é feriado onde você trabalha? A data poderia ser melhor utilizada por você, que ficará em casa sem fazer nada. Faça um bolo, “sacolinhas” de presentes, escolha uma equipe no trabalho e vá a uma instituição.

Isso fará bem às crianças e para a sua imagem no trabalho. Em datas comemorativas, como o Natal e Dia das Mães, você ainda pode visitar asilos e outras instituições de caridade. O encontro não precisa ocorrer no feriado, mas em finais de semana que o antecedem.

Outro trabalho voluntário que pode ser feito é arrecadar alimentos e roupas para doação. A empresa poderá gostar da idéia, que reforçará seu caráter social.

Treine colegas

Se você é de uma área específica da empresa e percebe muitos erros dos colegas, proponha um momento de treinamento para eles. Assim, o trabalho em equipe será reforçado e você fará novos contatos.

Faça uma pequena apostila ou somente uma folha de rosto que indique as principais questões a serem levantadas. Disponibilize seu contato para que, em caso de dúvida, eles possam contar com você.

Antes de mais nada, faça uma enquete para ver quem participaria. Promova este tipo de momento fora do horário do trabalho, quem sabe no almoço, com duração de 15 minutinhos, ou depois do expediente. Boa sorte!