Para quem já fala inglês, consultora aponta como escolher o terceiro idioma

Recomendação de consultora de planejamento de carreira é levar em conta a área em que atua e a empresa em que trabalha

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Os profissionais já sabem que o inglês é a língua mais requisitada no mercado de trabalho. Para se ter uma idéia, das empresas que abriram vagas em março deste ano, 86,83% exigiam o idioma. Mas, para quem já conta com conhecimento suficiente da língua, qual deve ser a terceira opção?

De acordo com a consultora de planejamento de carreira da Manager Assessoria em Recursos Humanos, Melina Graf, a escolha por uma terceira língua deve levar em conta a necessidade da área em que atua. Exemplo: se for no setor de tecnologia e há expansão para a China, seria interessante investir no mandarim.

Outro ponto que deve ser levantado é a empresa em que trabalha. “A origem da companhia deve ser considerada, para que possa ter uma boa comunicação quando houver negociação e viagens internacionais. Por exemplo, se a empresa for francesa, invista no francês, e se for alemã, no alemão”.

O espanhol

PUBLICIDADE

Depois do inglês, o idioma mais requisitado é o espanhol. Das empresas que abriram vagas em março deste ano, 9,13% exigiam que o profissional tivesse conhecimento da língua. A adesão ao idioma cresce significantemente. Segundo o secretário da Associação das Academias de Língua, Humbeto López Morales, o espanhol pode chegar a ser a terceira língua mais falada até 2030.

A língua já é reconhecida pelas escolas brasileiras, que começam a iniciar os estudantes no idioma já na terceira série. Na Escola Internacional de Alphaville, por exemplo, temas sobre o Mercosul são tratados em sala de aula, mas em espanhol.

“No ensino médio, o espanhol já passa a ser praticado com a metodologia da língua instrumental, com textos de leitura de diversos assuntos na língua”, disse a diretora pedagógica, Norma Ragghianti.

Idiomas requisitados

Pesquisa realizada pela Manager mostra quais foram os idiomas mais requisitados em março deste ano:

Idioma*Proporção
Inglês86,83%
Espanhol9,13%
Alemão1,68%
Francês1,12%
Japonês0,74%
Não exigem0,50%

Fonte: Manager
*Dados de março/08

Aprendizado

Para quem não conta com recursos para o aprendizado do terceiro idioma, Melina aconselha a utilização de literatura específica com CDs e livros didáticos que podem ser adquiridos em livrarias ou, até mesmo, em bancas de jornal.

Outra orientação é montar um grupo de estudos do idioma, com amigos, familiares ou colegas de trabalho, onde exista um líder que possa conduzir e orientar a troca de conhecimento e informações.

Para estimular o conhecimento, assista a filmes e programas com o idioma.