Inspiração

Para inspirar: livro mostra história de mulheres brasileiras empreendedoras

Em uma sociedade ainda desigual, empreendedoras de sucesso dividem, com otimismo, suas trajetórias

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Cerca de 35% dos lares brasileiros são sustentados por mulheres, e mais de 10,4 milhões delas comandam empresas; mas ainda há um longo caminho a ser percorrido, afirma Geovana Quadros, uma das empreendedoras que participaram do livro Dicas de Mulheres Inspiradoras que Estão no Comando de Sua Carreira, que terá seu lançamento nesta quinta-feira (3), às 18h30, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em São Paulo.

Com coordenação editorial da própria Geovana, de Andreia Roma e de Fabiana Saad, é o primeiro a abordar o empreendedorismo por uma ótica totalmente feminina, de acordo com elas. A ideia é mostrar os caminhos percorridos pelas mais de 30 empreendedoras selecionadas, sob uma ótica que busca empoderar e dar uma visão positiva aos históricos dessa classe que historicamente sofre discriminação nos negócios.

A imagem geral é otimista: mulheres que inspiram e podem dar força a outras mulheres que queiram subir nas carreiras; mas não se pode esquecer que, ainda que haja força de vontade, mudar o machismo que envolve as relações profissionais é fundamental. Fabi Saad mostra o panorama em seu texto, extraído do livro: “no Parlamento, hoje somos apenas 9,9%, o que representa o 118o lugar no ranking mundial. Sou a favor da implementação das cotas de mulheres em conselhos pois, de acordo com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), 92,8% dos integrantes de conselhos de administração das empresas de capital aberto são homens. A mesma situação é observada nos conselhos fiscais dessas companhias, cuja participação feminina fica abaixo de 8%. O número cai para 2% se tirarmos as mulheres que fazem parte por serem herdeiras. Mesmo com mais anos de estudo que os homens, as mulheres ainda ganham menos quando ocupam a mesma posição”.

PUBLICIDADE

Entre as personagens do livro, cada uma com um texto em primeira pessoa, estão nomes como Chieko Aoki (fundadora e CEO do Blue Tree Hotels), Claudia Sender (Presidente da TAM), Costanza Pascolato (Consultora de moda e CEO da tecelagem Santa Constância), Edna e Lucy Onodera (Fundadoras da rede de clínicas de estética Onodera), Luiza Helena Trajano (CEO do Magazine Luiza), Patricia Moraes (Diretora do banco JP Morgan) e Sonia Hess (Fundadora da Dudalina). Elas tratam de temas como estudos, família, preconceito, gestão e dificuldades pessoais e profissionais.

De acordo com a assessoria de imprensa responsável pela publicação, o preço sugerido será de R$58,90.