Publicidade
SÃO PAULO – A responsabilidade social das empresas é um assunto que está sendo debatido constantemente pela sociedade. Os consumidores estão atentos com as questões ambientais e principalmente com as práticas relacionadas ao direito das relações de trabalho.
Um estudo realizado pelos institutos Akatu e Ethos revela que mais de 80% dos consumidores apontam o desenvolvimento de ações na área do trabalho como importante para que a empresa possa ser considerada socialmente responsável.
Ranking
No primeiro lugar do ranking dos fatores que são apontados como importante na responsabilidade social das empresas, estão os programas de contratação, capacitação e promoção das mulheres, negros e pessoas com deficiência, igualdade de oportunidades.
Oferta Exclusiva para Novos Clientes
Jaqueta XP NFL
Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano
Em seguida, aparecem metas para reduzir as desigualdades de gênero, raça e em relação a pessoas com deficiência, visando diferenças de salários e benefícios. Na terceira posição está a não utilização do trabalho infantil e trabalho forçado.
Já nas outras colocações estão remuneração adequada, programas de racionalização e otimização do uso da água e garantia de saúde e segurança para trabalhadores terceirizados. Confira a lista completa no quadro abaixo:
Ranking das ações | |
---|---|
Colocação | Descrição da prática |
1ª |
Manter programas de contratação, capacitação e promoção de mulheres, negros e em relação às pessoas com deficiência |
2ª | Metas para reduzir as desigualdades de gênero e raça, visando diferenças de salários e benefícios |
3ª | Não utilizar trabalho infantil e trabalho forçado e exigir isso em toda a cadeia de valor |
4ª | Assegurar aos profissionais uma remuneração que garanta nível de vida adequado |
5ª | Manter programas para racionalização e otimização do uso da água |
6ª | Garantir ao profissional terceirizado condições de saúde e segurança no trabalho |
7ª | Manter programas de racionalização e otimização do uso de energia |
8ª | Não utilizar e desenvolver programas para eliminar o trabalho infantil e trabalho forçado |
9ª |
Adotar medidas em relação a seus produtos/serviços que visam minimizar os riscos à saúde e segurança do consumidor |
10ª |
Promover programas de educação do consumidor quanto aos impactos sociais e ambientais relativos a seus hábitos de consumo |
Fonte: institutos Akatu e Ethos |