vida profissional

Paixões e hobbies: qual é o melhor para escolher a carreira?

Você está pensando em qual curso escolher e, para isso, está se baseando em seus hobbies? Entenda porque isso pode ser uma má ideia para a sua carreira

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Em um estudo recente realizado pela Gallup, 71% dos trabalhadores norte-americanos não estão realmente engajados em seu trabalho. Isso acontece pois quase todos eles estão trabalhando em uma área em que não sonharam ou porque não gostam do que fazem. O resultado disso é que esses funcionários são menos produtivos e poderão trazer poucas coisas boas para as empresas.

Outro artigo publicado em sites americanos aponta que, para os nossos cérebros trabalharem em sua alta capacidade e pensarmos claramente, temos que estar felizes e tranquilos. Porém, como é possível se sentir assim se mais da metade de trabalhadores americanos não atuam na área de seus sonhos? Entretanto, muitas pessoas acabam trabalhando naquilo que elas acreditam ser a sua paixão quando, na verdade, é o seu hobby. A diferença pode parecer pequena, mas as consequências são grandes.

As principais divergências entre hobbies e paixões são o tempo e a intensidade. Pergunte a si mesmo: quando eu era mais novo, quais eram as coisas que eu mais gostava? Provavelmente, antigamente você gostava demais de certas coisas que hoje em dia não são tão mais importantes para você. Tudo o que você adorava, na verdade, eram hobbies.

PUBLICIDADE

Paixões duram mais tempo e com uma intensidade menor. Você conhece o assunto, começa a se interessar por ele, pesquisa mais, entende melhor sobre os tópicos da área e, aos poucos, vai aprendendo mais e mais. Geralmente, você não se importa de passar horas lendo sobre o assunto e gosta de procurar pessoas que possam conversar sobre isso com você.

Além do mais, muitas pessoas não trabalhariam com os seus hobbies – se você gosta de tocar violão esporadicamente, como um hobby, nem deve pensar em trabalhar com música. Entretanto, se você lê constantemente e entende muito sobre tecnologia, por exemplo, você poderia trabalhar com isso. Portanto, se você está pensando qual curso da faculdade escolher, ou até mesmo deseja mudar a sua carreira, descubra quais são as suas paixões e corra atrás delas.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.