Pais que sabem liderar evitam conflitos em empresas familiares

Nessas empresas, detalhes costumam estar respaldados em fundamentos profundos, como o desrespeito às diferenças

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Conflitos entre pais e filhos podem existir a qualquer momento, principalmente quando eles trabalham juntos, em empresas familiares. Mas é preciso controlar isso, para que o negócio não seja prejudicado.

De acordo com o consultor Pedro Podboi Adachi, os conflitos geralmente surgem de detalhes, mas costumam estar respaldados em fundamentos profundos, como o desrespeito às diferenças pessoais.

O problema fica ainda pior quando os pais não têm maturidade para lidar com a situação. Um exemplo é fazer comparações entre os filhos, o que pode afetar a autoestima. “Esse sentimento cultivado ao longo dos anos poderá catalisar um conflito no futuro, principalmente quando os familiares trabalham juntos, na empresa familiar”, diz Adachi.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Suscetíveis aos conflitos

O consultor afirmou que existem momentos em que os conflitos surgem com maior facilidade, como é o caso da sucessão nas empresas familiares.

“O potencial de conflito aumenta ainda mais no momento da sucessão, quando disputas pelo poder e ciúmes entre familiares chegam a destruir gigantescas sociedades e acabam por ruir verdadeiros impérios empresariais”.

Situações como estas são bastante comuns, tanto que pesquisas internacionais mostram que somente um terço das empresas familiares sobrevive à passagem para a segunda geração e, entre as sobreviventes, 15% chegam à terceira geração.

Continua depois da publicidade

Saber liderar

Os conflitos podem ser atenuados se houver, por parte dos pais, a habilidade de saber liderar. De acordo com a consultora organizacional Sonia Jordão, todos os pais gostariam que os filhos fossem melhores que eles mesmos e, para isso, precisam agir como líderes.

Ela listou algumas dicas para os pais: