Pagamento da segunda parcela do 13º salário vence neste dia 19 de dezembro

Caso haja expediente na empresa no sábado, o pagamento poderá ser feito, em dinheiro, no dia 20 de dezembro

SÃO PAULO – Os trabalhadores devem receber nesta sexta-feira (19/12) a segunda, e última, parcela do décimo terceiro salário devido pelos seus empregadores. De acordo com a legislação, este abono anual deve ser pago em duas parcelas com base nos salários de dezembro. A primeira parcela venceu no último dia 28 de novembro e a segunda deve ser paga ainda nesta sexta-feira.

Vale lembrar ainda que para as empresas em que houver expediente no sábado o pagamento do benefício pode ser feito até o dia 20 de dezembro. Neste caso, como não há expediente bancário, o pagamento deve ser feito em dinheiro ou através de transferência bancária direta para a conta do funcionário.

Descontos incidem sobre a segunda parcela

Não se esqueça de que é nesta segunda parcela do décimo terceiro salário que incidirão os descontos sobre o valor do benefício, tal como a parcela referente à contribuição previdenciária ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e ao Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF). Sendo assim, neste mês você receberá um valor menor do que aquele recebido no mês passado. Para entender o cálculo do benefício, clique aqui.

PUBLICIDADE

Já os empregados domésticos têm os mesmos direitos que os trabalhadores empregados, tanto no sentido de prazo para pagamento quanto à forma com que é feito o cálculo do abono. A mesma regra vale para as diaristas, ou seja, aquelas empregadas que cobram por dia e não trabalham todos os dias, porém elas devem ser registradas em carteira.

Para calcular o décimo terceiro salário tanto dos trabalhadores registrados como dos empregados domésticos, utilize a nossa calculadora clicando aqui.