Otimistas, 71% dos executivos acreditam que empresas contratarão mais

Expectativa é reflexo do otimismo dos executivos, pois 80% deles esperam que 2011 será melhor para os negócios

SÃO PAULO – As empresas devem contratar mais neste ano. Pesquisa da Robert Half com 500 executivos de alta e média gestão aponta que 71% deles acreditam que as companhias onde trabalham contratarão mais ainda neste primeiro semestre.

O percentual é resultado do otimismo dos executivos para este ano: 80% deles acreditam que 2011 será melhor para os negócios do que o último ano. E 89% deles acreditam que suas empresas crescerão fortemente neste ano.

As expectativas de contratações acompanham o otimismo de crescimento dos negócios, uma vez que 40% dos entrevistados acreditam que as contratações serão motivadas pelo crescimento ou expansão dos negócios.

PUBLICIDADE

“O Brasil é alvo para investimentos internacionais seja para expansão ou para iniciar a operação no País”, afirmou em nota o diretor da Robert Half para a América Latina, Ricardo Bevilacqua. “Além disso, as empresas nacionais estão em crescimento e planos engavetados durante a crise voltam a ser executados”, ressaltou.

Apesar das boas perspectivas com relação às ofertas, 60% dos entrevistados acreditam que faltarão profissionais qualificados para preencher as vagas que devem ser ofertadas neste ano.

Mudanças
Os executivos consultados pela consultoria não apenas esperam mais contratações em suas empresas como também acreditam que as chances de mudarem de empresa são maiores. A pesquisa mostra que 45% dos entrevistados pretendem mudar de emprego em 2011.

“O número é bastante expressivo e revela que o mercado aquecido tem gerado inúmeras oportunidades para os profissionais qualificados. Também sinaliza a importância do desenvolvimento de projetos de retenção de talentos pelas empresas”, avaliou.

A vontade de mudar é tanta que 77% dos entrevistados afirmaram que participaram pelo menos de um processo seletivo nos últimos seis meses. Já 14% dos executivos participaram de cinco ou mais processos no mesmo período, ao passo que 24% afirmaram que não passaram por nenhum processo nos últimos seis meses.

Processos mais eficientes
Para impedir que possíveis talentos escapem, os processos seletivos estão cada vez mais rápidos e eficientes. Dos entrevistados para a pesquisa, 77% afirmaram que os processos de suas empresas são realizados em até dois meses, sendo que 25% deles são concluídos em três ou quatro semanas.

E aqueles que buscam novas oportunidades devem ficar atentos às redes sociais, uma vez que 40% dos executivos revelam consultar perfis dos candidatos nas redes sociais antes de contratá-los.