Os profissionais que estão em falta no Brasil e no mundo

61% dos executivos de Recursos Humanos do Brasil enfrentam dificuldades para contratar mão de obra qualificada

Juliana Américo Lourenço da Silva

Publicidade

SÃO PAULO – O Brasil é o segundo pais da América Latina com mais dificuldades para contratar trabalhadores, segundo a 10º edição da Pesquisa anual sobre Escassez de Talentos do ManpowerGroup, ficando atrás somente do Peru.

O levantamento revela que 61% dos executivos de Recursos Humanos do Brasil enfrentam dificuldades para contratar mão de obra qualificada, principalmente para funções de cunho técnico.

O índice está acima do número global, de 38%, e do computado para as Américas, de 42%.  O Brasil, ao lado da Romênia, é o quarto país em uma lista de 42 nações com dificuldades para admitir novos talentos em 2015. Globalmente, o índice de 38% é o pior resultado desde 2008, quando houve a recessão econômica.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Quando perguntados sobre as razões pelas quais têm encontrado barreiras para a contratação, os líderes listam principalmente a falta de candidatos disponíveis, com 35% das respostas. Globalmente, os cargos mais difíceis de serem preenchidos são os de ofício, principalmente chefes de cozinha, eletricistas, padeiros, açougueiros e mecânicos.

Empresas
No Brasil, a percepção de que a falta de talentos tem alto impacto na capacidade de as empresas atenderem às necessidades dos seus clientes é de 32%, índice alto quando comparado com a percentagem global, de 20%. Porém, globalmente poucas empresas estão de fato colocando em prática estratégias para contornar o problema.

Segundo o estudo, apenas um em cada cinco empregadores, no mundo, está repensando suas práticas de RH para dar mais treinamento e desenvolvimento para os atuais colaboradores. Nas Américas, o estudo mostra que mais de quatro em cada dez líderes (42%) adiam práticas de RH para abordar as dificuldades que encontram para buscar candidatos com as habilidades que precisam.

Continua depois da publicidade

Confira os profissionais que estão em falta em 42 países: