Início

Os primeiros empregos nada glamorosos de 10 CEOs e políticos

Barack Obama já serviu sorvete; confira algumas ocupações que você provavelmente não imaginava

SÃO PAULO – As pessoas que estão no topo nem sempre estiveram lá. Embora muitas vezes nascer rico signifique continuar rico e algumas pessoas não conheçam outro lugar que não o topo, boa parte das figuras públicas teve que começar de baixo para chegar onde está hoje.

O primeiro emprego do hoje presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi servir sorvetes, por exemplo.

O site Business Insider separou uma lista de primeiros empregos nada glamorosos de alguns dos nomes mais conhecidos atualmente. Confira 10 deles:

PUBLICIDADE

1. Barack Obama

Aos 16 anos, em Honolulu, o atual presidente dos EUA trabalhava na Baskin-Robbins como balconista.

2. Hillary Clinton

A candidata ao cargo que hoje é de Obama escreveu em sua autobiografia que trabalhou como supervisora de atividades em um parque no subúrbio de Chicago. No caso dela, foi um emprego de verão para que “aprendesse o valor de um dólar e apreciasse a dignidade de um trabalho bem feito”

3. Donald Trump

Também candidato, o controverso bilionário já catou latinhas de alumínio – embora tenha crescido rico. A ideia foi de seu pai, que o fez trabalhar como catador para aprender a ganhar seu próprio dinheiro.

PUBLICIDADE

4. Marissa Mayer

Mais conhecida pelo cargo de CEO do Yahoo, Marissa Mayer foi balconista de um mercado aos 16 anos. Lá, ela diz ter aprendido muito sobre ética e valores.

5. Lloyd Blankfein

O CEO do Goldman Sachs é extremamente influente em Wall Street, mas veio de baixo. Ele já foi vendedor de guloseimas no estádio do Yankee, conforme conta sua biografia.

6. Warren Buffett

Difícil acreditar, mas o CEO da Berkshire Hathaway, que hoje vale cerca de US$ 62,1 bilhões, era entregador de jornais aos 13 anos de idade. Com essa idade ele investiu cerca de US$1.200 de suas economias em terras.

7. Michael Dell

Muito antes de criar a Dell, o hoje bilionário trabalhou lavando louça em um restaurante chinês aos 12 anos.

8. Jeff Bezos

Hoje CEO da já gigantesca Amazon, Bezos trabalhou como chapeiro no McDonald’s durante seus verões adolescentes.

9. Michael Bloomberg

Criador da Bloomberg e ex-prefeito de Nova York, Michael Bloomberg trabalhava em um estacionamento como forma de ajudar sua família de classe média a pagar por seus estudos.

10. Madeline Albright

Primeira mulher secretária de estado dos EUA, ao lado de Bill Clinton, Madeline entrou no país como refugiada da Tchecoslováquia e vendeu sutiãs em uma loja de departamento.