Cuidado

Os piores erros que uma pessoa pode cometer no início da carreira

O que não fazer na frente dos seus chefes se quiser crescer na empresa

Candidatos para vaga de emprego com currículos nas mãos
(Shutterstock)

SÃO PAULO – Pela falta de prática, o primeiro emprego ou estágio é um momento da carreira em que as pessoas no geral cometem muitos erros comportamentais.

Embora o estágio exista justamente para adquirir conhecimentos e experiências, o site Business Insider avisa: alguns comportamentos podem prejudicar a imagem dos jovens profissionais frente aos colegas mais experientes. 

Confira:

PUBLICIDADE

1. Contar demais

Um dos profissionais consultados contou o caso de um estagiário que disse ser vidente e compartilhou com todos no ambiente seu podcast a respeito. Basicamente, há coisas que as pessoas no trabalho preferem ficar sem saber.

2. Reclamar

Nem sempre as coisas ocorrem como o esperado, mas fazer uma lista de problemas sem trazer possíveis soluções não é a melhor forma de lidar com o desconforto. Procurar problemas é uma forma de manter-se distante de oportunidades.

3. Tirar conclusões

Realizar trabalhos sem ter certeza do que foi pedido é um comportamento com grandes chances de trazer problemas para todos os lados envolvidos. Se tiver dúvidas, pergunte antes de fazer.

PUBLICIDADE

4. Não tomar iniciativa

Nem mesmo estagiários têm permissão para ficarem parados esperando por ordens. Pró-atividade é a chave em quase todos os lugares em que for trabalhar.

5. Usar o escritório como “abrigo”

“O maior erro que eu vi foi um estagiário que dormiu no escritório. Eles saíram, ficaram bêbados e depois voltaram para a empresa, talvez para buscar as coisas, e acabaram dormindo bêbados no sofá da recepção”, conta uma das pessoas consultadas pela reportagem. Trate o ambiente com seriedade.

6. Não entender limites

Sempre pense na maneira como dirá as coisas. Ser rude, agir como se fosse competente demais para a sua posição e passar por cima de decisões de seus chefes imediatos são alguns exemplos de comportamentos inadequados.

7. Trabalhar de graça

Para um dos funcionários do BI, um dos maiores erros que ele cometeu na época da faculdade foi aceitar trabalhos não-remunerados. Embora ele tivesse como se sustentar por ter um outro emprego de meio período, ele chegou a ter um problema de saúde e todo aquele gasto de tempo e energia começou a parecer inútil. Não subvalorize seu trabalho.

8. Usar roupas inapropriadas

O exemplo usado foi o de uma estagiária que usava camisetas com estampas de folhas de maconha. Mesmo que seja um estágio temporário, é importante tomar um certo cuidado com a imagem que suas roupas passarão.

9. Falhar na comunicação

É essencial reportar dificuldades e problemas aos chefes e, principalmente, não deixar questionamentos sem respostas.

10. Não prestar atenção a detalhes

“Tinha uma estagiária que me mandava e-mails diariamente escrevendo meu nome errado. Eu respondia assinando com o correto, mas ela nunca entendeu”, contou uma pessoa entrevistada.

11. Ter preguiça

Chegar atrasado, passar o dia enviando mensagens pelo celular, demorar no almoço e passar muito tempo visitando as redes sociais são alguns dos comportamentos que, em excesso, podem ser extremamente prejudiciais.

12. Agir sem profissionalismo

Estágios são oportunidades profissionais. Sem perder a humildade, aja como se já estivesse empregado: cumpra prazos, realize as tarefas e faça conexões importantes dentro do ambiente de trabalho.