Os países com os funcionários mais felizes do mundo

Índice de felicidade global analisa satisfação, lealdade e predisposição para recomendar o empregador atual

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – No que diz respeito à força de trabalho, a Bélgica é o país mais feliz do mundo, e o brasileiro está, em média, satisfeito com o emprego que tem. de acordo com um estudo publicado no mês passado pela consultoria Universum.

O estudo, que foi publicado em janeiro, analisa satisfação, lealdade e predisposição para recomendar o empregador atual. Isso é relevante porque, de acordo com a empresa, em 2018 o número de trabalhadores que deixarão seus empregos superará o de 2012 em 49 milhões. “Isso faz com que o engajamento e felicidade do funcionário seja essencial para qualquer estratégia de negócio”, explica o texto.

A ideia é que a pesquisa seja usado por empresas para encaixar funcionários em níveis de felicidade, e descobrir o que fazer para melhorar, se for o caso.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Os quadrantes em que as pessoas são colocadas são: presos; a procura; satisfeitos e inquietos, sendo que as duas primeiras categorias são de pessoas que não gostam de seus empregos e as últimas dizem respeito a pessoas satisfeitas – veja neste infográfico. O Brasil se encaixa no quadrante de pessoas satisfeitas.

Entre outros dados, a pesquisa descobriu que 2 em cada 3 funcionários da indústria de tecnologia acreditam que poderiam encontrar um emprego melhor do que o atual em dois meses de buscas, e que 58% das pessoas da geração Y planejam deixar suas posições em três anos ou menos.

Os três países com forças de trabalho mais felizes do mundo são Bélgica, Noruega e Costa Rica, enquanto os menos felizes são Marrocos, Nigéria e Japão.

Continua depois da publicidade

A pesquisa também diz que as indústrias “mais felizes” são as de serviços legais; aeroespacial e defesa; instituições científicas e educacionais; seguros e tecnologia e equipamentos de hardware. A indústria menos satisfeita é a de saúde.

Veja o top 10 dos países mais felizes do mundo, e baixe o estudo completo neste link:

1. Bélgica

2. Noruega

3. Costa Rica

4. Dinamarca

5. África do Sul

6. Áustria

7. Suíça

8. Grécia

9. República Tcheca

10. Rússia

Tópicos relacionados

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney